Para que se possa suprir as necessidades de um sistema educacional de qualidade, é preciso que voltemos a atenção para os elementos que vão além do contexto do sistema educacional atual, que apesar de já ter sofrido algumas mudanças, ainda pode ser considerado obsoleto e em fase de contínuo descréscimo em questão de qualidade.
Vivemos atualmente, num mundo onde as mudanças e evoluções, principalmente as tecnológicas, acontecem quase ao mesmo tempo em que a velocidade da luz. Se a educação não acompanha essa evolução, torna-se cada vez mais retrógrada e desinteressante.
A educação do presente, ao se modificar tendo em vista a educação do futuro, deve primar pela formação educacional baseada na renovação do saber, visando a formação de um profissional que desenvolva, simultaneamente, a capacidade de aprender, transmitir saberes e produzir conhecimentos.
Convém que busquemos novos métodos de transmissão e recepção do conhecimento, bem diferentes dos paradigmas em que se baseiam os sistemas educacionais atuais e que contribuam para a construção de sistemas mais amplos no que diz respeito a trocas de conhecimento ou aprendizagem coletiva.
No entanto, ao se buscar novos paradigmas para o contexto educacional baseado no processo de evolução tecnológica, deve-se levar em conta que o profissional formado por meio dessas novas metodologias de ensino, necessita, em primeiro plano, compreender as ferramentas do ciberespaço como aliada no processo de aprendizagem, bem como sua utilização de forma mais dinâmica, efetiva, democrática e eficaz.
Para tanto, nessa busca da concretização do uso do ciberespaço no âmbito educacional, é necessário e urgente a democratização do acesso à internet e que se faça um trabalho de conscientização e aprimoramento do uso da mesma, visto que muitos dos seus usuários não compreenderam ainda que a página da internet é apenas a ponta de um grande iceberg de informações, uma janela que se abre para um novo mundo de conhecimentos que bem direcionados, podem ajudar a transformar metodologias, relacionamentos, trocas de idéias, construção do conhecimento, dentre outros.
A web é um poderoso objeto de aprendizagem em constante transformação e para que o sistema educacional consiga acompanhar esse movimento, deve existir a contribuição em massa para a realização do conhecimento globalizado.