Autor: José Patrocínio de Souza

CHUCHU

Palavras – chaves; Plantio, cuidado e produção.

Tem fama de vegetal sem graça e sem sabor não faz jus ás qualidades do chuchu. Enquadrado na categoria de hortaliça – fruto, ele é rico em fibras, possui vitaminas A, B1 e C, potássio, além de magnésio e fósforo e o ferro.

Além de conter muita água, tem baixo teor de calorias e é digestivo, o que torna um excelente diurético, indicado ainda como auxiliar no controle de hipertensão, problemas renais e urinários. Não bastassem essas propriedades, ele também a escolha certa para quem tem interesse em cultivar uma hortaliça fácil de produzir, rústica, que não exige tratos especiais em seu manejo, cresce bem em pequenos espaços e nasce em qualquer lugar. Tudo o que a chuchu precisa é de um local sombreado e fresco para germinar. Apoiado em uma latada ou caramanchão, a planta se desenvolve sem dificuldades. Mercado também não é um problema para o chuchu, que tem demanda firme entre os consumidores o país. Como exemplo, ele figura em quarto lugar, perde apenas para o tomate, cenoura e pimentão entre os legumes mais comercializados no primeiro semestre em todos os terminais brasileiros segundo pesquisa (CEAGESP), o maior centro de distribuição de hortifrutis do País. Nada mal para um produto tipo como “sem graça”.

De sabor suave, o chuchu é comumente utilizado na composição de saladas, refogados, recheios de tortas, suflês, sopas e cremes.

Sua casca apresenta – se lisa ou com pequenos espinhos, podendo ser arredondados ou ter a forma de pera. A cor do produto é sempre verde, variando do claro ao bem escuro.

Nasce o chuchuzeiro (Sechium edule), uma cucurbitácea perene. O caule da planta serve para fabricação de papel e os feixes tratados são utilizados na confecção de chapéus.

Como plantar o chuchu? O plantio do chuchuzeiro é feito com os chuchus – sementes, frutos obtidos na própria plantação, para dar início a um plantio.

O cultivo do chuchuzeiro adapta-se melhor em áreas com temperaturas, amenas, variando entre 15ºC e 25ºC. Durante o inverno frio intenso e as geadas impedem o desenvolvimento do plantio. A queda das flores e provocada por calor e chuvas em excesso, além de doenças fúngicas.

Plantio pouco exigente em solo, sendo inclusive muito tolerante á acidez, o chuchuzeiro tem, no entanto, produtividade mais elevada quando encontra solos de textura média, soltos e leves, com boa fertilidade ou adequadamente adubados. A planta não tolera excesso de água e o solo deve ser bem.

Os chuchus – sementes devem ser plantados após a pré- brotação, para isso, são colocados sobre o leito de terra em local sombreado, ventilado e ligeiramente úmido, um ao lado do outro.

Adubação: Para a plantação da cultura, é necessária contar co fósforo em abundancia, o que favorece o desenvolvimento das raízes, também é preciso duas fontes de potássio . Adubação de coberturas de coberturas e podem ser aplicadas mensalmente, sobretudo quando se inicia o crescimento da haste principal e o florescimento. No caso de manter a cultura no terreno por mais de um ano, aplica-se uma cobertura de nitrogênio e potássio antes da nova brotação, a qual ocorre no inicio da primavera.

Cuidados: A irrigação é fundamental para manter a boa produtividade da hortaliça. As regras devem ocorrer por sulco cuja localização deve ser paralela á linha de plantio, para permitir molhamento ao redor de cada planta.

Também pode ser feita por aspersores instalados na extremidade de tubos a dois metros do solo . O sistema de gotejamento vem sendo utilizado mais recentemente.

Produção: após o plantio do chucu-semente germinada é necessária de 80 a 110 dias para começar sua colheita. No auge do desenvolvimento as ramas e frutos podem ser necessários realizar colheitas em dias alternados, obtendo-se frutos tenros e mais adequados para a comercialização.