Hoje em dia muitas pessoas chegam nessa época do ano e ficam tristes por não poderem compartilhar com seus familiares a comilança dos ovos de páscoa.

Acontece que atualmente, já encontramos no mercado, chocolate para pessoas que têm intolerância ao glúten ou a lactose. 

Esses produtos são produzidos com a Alfarroba, que é um fruto, cuja árvore nativa é do Mediterrâneo e chama-se Alfarrobeira.

Esse fruto é uma espécie de vagem, semelhante a do feijão, sendo que a polpa, depois de extraída é torrada, moída e só então ela é transformada em pó substituindo o cacau.

Quando o produto chega para a fabricação do chocolate, sua textura e seu sabor são bem semelhantes aos do chocolate, ele é doce, não precisando de adição de açúcar. 

Há mais de cinco mil anos, os egípcios já usavam e hoje em dia já se sabe que a alfarroba, como também o pó feito de sua polpa, ambos são bastante nutritivos, mas não podemos deixar de prestar atenção ao consumi-los, pois em quantidade grande, com certeza vão engordar pelas calorias que eles contém. 

Na fabricação do chocolate são também colocados valores energéticos que aumentam as calorias.

Hoje em dia, existem casas especializadas em chocolates feitos com alfarroba, especiais, para as pessoas que não podem consumir chocolate feito com cacau.

Podemos consumir sem exagero, todos os alimentos que tivermos vontade, desde que não exageremos na quantidade, isso vale para todos mesmo, inclusive os mais saudáveis como as frutas.

Costumo sempre falar que quando vamos comer alguma coisa, ou mesmo fazer nosso prato para uma refeição, devemos pensar muito na formação do nosso prato, para não colocarmos qualquer coisa e uma quantidade exagerada de certos alimentos, que podem ter um número de calorias que ultrapasse todos os limites aceitáveis.

Não é difícil, é só pensar e colocar com moderação cada alimento no seu prato, isso vale também para a sobremesa e claro, para o chocolate, feito ou não com alfarroba. 

Veja mais dicas no blog Cenaless Brasil.