"CHINA E ÍNDIA ? PARCERIA PARA O DESENVOLVIMENTO"

Welinton dos Santos é economista


A China surpreende a economia global com suas conquistas, mas é claro que a economia de mercado socialista busca parceiros para sustentar o crescimento econômico, além de valorizar os horizontes de oportunidades no contexto internacional, dentre as estratégias foi realizado no dia 30 de março de 2010 o Primeiro Fórum de Desenvolvimento China-Índia, organizado pela Publishing Group da China (CIPG) e co-patrocinado pelos sites: www.chinagate.com.cn e www.china.org.cn, em Pequim.
O fórum de desenvolvimento chinês indiano marcou o 60º aniversário de relações diplomáticas entre os dois países.
A Índia e a China fazem parte do BRIC (Brasil ? Rússia ? Índia ? China), com robusta economia de mercado em crescimento, os esforços são no sentido de promover sistematicamente entendimento em setores de desenvolvimento, como infra-estrutura de transporte, tecnologia, e outros.
Dentro do Fórum foram discutidas ações de: "Compreensão mútua e responsabilidade da imprensa"; "Intercâmbios econômicos e benefícios mútuos", etc.
Importantes autoridades dos dois países estiveram presentes ao evento entre eles o Sr. Wang Chen, diretor do Escritório de Informação do Conselho de Estado, entre tantas outras celebridades.
Como podemos observar a China e a Índia, traçam parcerias estratégicas para o desenvolvimento econômico e tecnológico, com intuito de ocupar uma posição de destaque no cenário internacional.

Welinton dos Santos é Economista
Delegado Municipal do CORECON-SP em Caçapava
Afiliado da Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura