Tradição, elegância e ares boémios fundem-se no Chiado, um dos bairros de Lisboa com mais encanto. Nas suas ruas erguem-se casas coloridas, adornadas com flores e que transpiram história por cada um dos seus poros, pequenas pracetas que relembram personagens característicos e cafés onde irá embarcar numa verdadeira viagem no tempo.

Arte e prazeres gourmet

O Chiado está repleto de pequenos recantos cheios de charme, mas nada melhor que a Rua Garrett para iniciar a sua incursão à cidade, uma verdadeira tentação para quem sabe apreciar os prazeres gourmet. Aqui, intercalam-se cafés do início do século XX, boutiques de estilistas famosos e joalharias de Estilo Art Nouveau.

No seu passeio, não se esqueça de parar no café A Brasileira, provavelmente um dos mais famosos de Lisboa. Este era o local preferido de Fernando Pessoa e vai perceber isso imediatamente porque uma estátua de bronze do escritor, em tamanho natural, ocupa um lugar privilegiado na sua esplanada. Ao lado dele, uma cadeira vazia convida-o a partilhar a sua mesa para tirar uma fotografia.

Para saciar a sua sede de cultura, o Museu do Chiado vai abrir-lhe as suas portas. Aqui pode encontrar mais de 5.000 pinturas e conhecer a obra de artistas portugueses contemporâneos em profundidade. Para terminar o seu dia com chave de ouro, nada melhor do que ir até à Cervejaria Trindade, a mais antiga de Portugal. Entre os seus enormes murais feitos de azulejos, beber uma cerveja, cujo segredo remonta a 1834, será um verdadeiro prazer.

Quando a noite cai

A noite ganha um brilho peculiar no Chiado. Pode começar por eleger o Teatro Nacional S. Carlos e deliciar-se com a encenação de grandes óperas, famosas mundialmente ou encantar-se com o Teatro da Trindade que espera por si com os seus espectáculos contemporâneos.

Para jantar, nada melhor do que ir até ao restaurante Casa do Alentejo. O seu estilo mourisco, que remonta ao século XVII, oferece o ambiente perfeito para saborear uma Caldeirada ou a Carne de Porco à Alentejana. Obviamente, devidamente acompanhado por um vinho verde ou talvez um vinho da Bairrada.

Finalmente, vale a pena mencionar que os acessos do Chiado ao resto da cidade são perfeitos, permitindo-lhe desfrutar de todo o seu charme, mesmo se o seu alojamento ficar longe desta área. Entretanto, a maioria das agências de viagens tem ofertas interessantes de hotéis em Lisboa nos arredores do bairro. Para encontrá-las, e encontrar promoções de última hora, basta visitar os seus sites com regularidade e reservar antes que seja tarde demais.