Che Guevara e Lula

Ferrari, bela frase: “Lula não tem, nem em sonho, o espírito de Guevara ou Lenine!”

Caríssimo intelectual, feiticeiro de palavras, como eu, faz uma afirmação até certo ponto, óbvia. Não estamos mais na passagem do feudalismo aos sonhos. Não se trabalha com a figura do chefe explicitamente, e portanto não tem cacique, Coronel, Chefe. Esse é o Partido dos Trabalhadores, esse é seu espírito. 

Sendo assim, não preparamos mais o movimento social nas suas várias vertentes, de um MST à sociedade das mulheres espancadas e/ ou escravizadas, posto que atuamos, enquanto membro pró-ativo,  dentro de todos esses movimentos de esquerda, é claro, mas isso de modo natural de ser do próprio movimento social, ocorrendo o mesmo dentre os grandes empresários e suas entidades pró afins. 

Hoje o movimento social busca se desgarrar da figura do presidente imediatamente, pois, sempre esse presidente terá sido aquele que teve de cometer algumas loucuras ou até atrocidades verbais e negociais, coisas que a direita fizera o tempo todo, inclusive, com o Fernando Henrique Cardoso, mas que agora tenta passar a ideia de que eles nunca praticaram muitas das coisas que esse Governo pratica. Isso é uma mentira. 

Mas isso pertence à cena da política de partidos.  Eles que se engulam, que se explodam, que vão à merda. 

No entanto, o mais importante é que nunca demos ou quiséramos dar  a Lula o direito de ser perene e nem tão pouco de continuar a representar politicamente o Partido, posto ser claro para o Partido não poder um ex presidente – que não dá conta de digerir os documentos secretos e afins, naturalmente trazidos ao seu conhecimento – posicionar-se permanentemente sobre assuntos dos quais não possui conhecimento profundo, já que agora também não possui assessores dessa competência, senão se instalaria UMA GOVERNANÇA  paralela. Ferrari, imagina você – que um bom anarquista e eu também estou me transformando pelo perigo que você me representa – fosse o Lula, burro pra cassete intelectualmente falando, padinho ciço na terra, pudesse ser, ainda, Lenine ou Guevara – a meu querido e respeitável amigo Ferrari, seria muito bom, ou seria uma puta bosta, viu.  Sabe por quê? Não caberia a imagem do padim ciço nem dentro do Lenine e nem dentro do Che – então camarada Ferrari, é sinal de que os tempos ainda não se fizeram, como hão de se fazer num dia do tempo.

 

Mas mesmo assim, é melhor vivermos hoje essa trama social do que aquela que fora vivida aos tempos de Lenine na Rússia, feudalismo, imperador, pobreza extrema da sociedade, uma coisa horrível, antes do frio.

 

Guevara fora maravilhoso também – de uma maneira diferente de Lenine – o Che encantou toda uma juventude sonhadora que ousou sonhando nos tempos de Louis Armstrong, de que a vida e a Terra são belas. Ele embalou a mocidade toda ou quase toda, manifestando a cuba libre, fazendo pecado de beber coca-cola-com-gim, mas Cuba haveria de ser Livre, imageticamente Fidel assume como o Comandante Em Chefe, e Guevara como o mito dentro da Revolução que já terminara. Acabava também para Guevara. Somente “o fazer” da Revolução servia a Guevara, glória ao Grande Arquiteto do Universo, que existam homens capazes de sonhar e de mostrar como se põe o amor na prática.  Sabemos que mataram um cara chamado Jesus de Nazaré, e o tornaram o filho do Pai.

 

Guevara, também, é de outra época, como Lula. Ambas as imagens – não dá para negar – foram lindas. Mas Guevara é mito. Lenine é História do trabalhador e das lutas permanentes – a de classe – numa atuação homiziada em que se torne aceitável a convivência.

 

Sobre o ser maior que o Collor ou pior que Collor de Melo, não dá para comparar. Collor foi excomungado politicamente. 

Lula não.    

 

O movimento do PT, agora é mais uma representação direta e objetiva dos trabalhadores, enquanto partido. O Movimento agora precisa ser coordenado, próspero nas ideias fundamentais para o Povo e para o Partido. Ai o mula empaca. Os latifundiários estão de olhos bem virados ao amanhã sem uma canção nos lábios, como cantava Leila, sempre mirando o Poder.

 

O Partido agora se articula diretamente com a classe dominante – e é nessa classe que o pau está comendo solto, isto precisa ser bem observado – mas não se preocupe, estamos ganhando o jogo a médio e em longo prazo. A Nação deverá ser melhor, embora estejamos demorando demais na educação e na saúde. O jogo está difícil os bancos e as financeiras, mais os ruralistas, estão bombardeando pesado sobre a classe operária simbolizada no PT, queiram ou não.

 

Porra Ferrari, creio que o anarquismo é a maior miragem, que seria bom, quanto os foram Lenine e Ernst Che Guevara, o Capitão de Sierra Maestra.

 

Ta certo que nós gostamos do camarada Che, poxa mas não precisava Janio Quadros usar nossa cara para nos jogar no peito dos Generais, ao dar aquela Comenda do Comandante Guevara, onde seu chefe, Fidel, já afirmara que a Revolução Cubana ora finda, era socialista.

 

O Lula é nossa forma de findar o governo das caras, populistas padim ciço, dos ‘descamisados” também.

 

Estamos indo bem meu irmão Ferrari. Agora você espera venham novamente com essas besteiras que dizem que Lula fez e, com isto, jogar os Generais encima de ‘nós travês’ meu chapa. ‘Nós já apanhou’, mas aprendeu que é preciso cantar novamente os Carlinhos Lira, Dick Farney, a banda, pra não dizer que não falei das flores, nem dizer dos cravos em Portugal, e em nossos sonhos. Nós fomos envelhecendo, porra, e não conseguimos passar a bola da dignidade e da candura aos jovens que vão nos suceder no Poder da Nação. Nós estamos aborrecidos com tudo. Contudo, a gente sonha. O diacho é sonhar sozinho.

 

Nossas dificuldades se multiplicam com o novo e, já não fazíamos nada mesmo, agora então, vamos nos embasbacar nos sentidos dos sentimentos e dos sonhos. Nossos sonhos se tornaram ávidos de concretude. Mas não sabemos dançar a mesma música que agora se dança, e então ficamos sentados. Nós não dançamos demais e nem nos apercebemos desse fato.

 

Vamos dançar?

 

Você sabe a dança que agora se dança?

 

Não minta.

 

Você não pode ter aprendido essa dança de agora, porque estava dançando a sua em seu tempo, então não minta, tá bom?

 

Amigo Ferrari, vamos dar um jeito de dançar para não “dançarmos”, e você não mente. Você como eu, estamos esbaforidos e aturdidos com as injustiças e as roubalheiras que vêm do Império.

 

“A dama me confere a honra dessa linda dança?” – perguntou Ferrai à jovem dama – perguntou Assis à outra dama a mesma coisa, a resposta foi outra.

 

Veja como a dança é complicada!

 

E viva meu filho Lenine Guevara!

 

E viva seus VINTE E SETE ANOS – e sua formação em psicologia na Universidade Metodista.

 

Viva Guevara!

 

Viva aos homens bons!

 

Viva à nossa Loja!

 

Viva a sua família!

 

“Que subam os cachos, que os propaguem os ventos, assim seja” disse Neruda.

 

Viva ao mito!

 

Assis Rondônia

Webartigos.com