Sou totalmente favorável à liberdade de expressão, não simplesmente porque está escrito na constituição, mas por pensar que todos devemos ter o direito de expor nossas opiniões. Agora, devemos ter o discernimento de saber e aceitar as consequências daquilo que falamos ou escrevemos. Se temos o direito de nos expressar, aquele que se sentir ofendido tem o direito de também se posicionar.

     No caso recente acontecido na França, não estou fazendo apologia à violência e nem concordo com o extremismo adotado, mas a partir do momento que uma das partes se sentiu ofendida, e deixou isso bem claro antes mesmo do ocorrido agora no início de janeiro, o mínimo que se esperava era que a direção do pasquim francês revisse algumas de suas atitudes.


     Como aprendi lá atrás, com meus avós, o nosso direito vai exatamente até onde começa o direito do outro, e isto, ao que parece, quando observado é sinal de boa convivência, enquanto que a sua ausência já foi causa de muita guerra mundo à fora.

     Independentemente das ações terroristas ou de atitudes extremas adotadas pelo povo ofendido, eles tem uma devoção e seguem uma religião, e foi exatamente aí que houve, também, atitudes extremas por parte dos cartunistas que, mesmo sabendo do desconforto causado, continuaram as provocações.

     Numa comparação simples e rápida, ouso até mesmo dizer que estávamos diante de um caso de “Bulling”, onde um grupo se sentia desconfortável com as piadas dirigidas à sua religião e o outro, mesmo sabendo disso, continuava com as ofensas.

     Volto a dizer, sou inteiramente favorável à liberdade de expressão, de qualquer um, inclusive da imprensa, mas mesmo essa liberdade precisa de um limite.

     Aqui no Brasil, condenamos todo e qualquer tipo de discriminação, mas aí fica uma pergunta: no caso específico lá na França, não poderia ser considerado um tipo de discriminação? Se pensarmos que não, o jornal tem razão, isso liberaria a que um jornal brasileiro publicasse, de forma seguida, charges ridicularizando os negros, que seria considerado normal.

     Aprendi na escola, que toda ação provoca uma reação, seja ela boa ou ruim. Infelizmente, para os integrantes do jornal francês, a reação foi muito ruim.

     Ah, antes que me esqueça, você que está lendo este artigo tem todo o direito de discordar da minha opinião.