Charles Darwin um Breve Histórico.

Charles Darwin nasceu em 12 de fevereiro do ano 1808, era inglês e naturalista. Filho de Robert Darwin e da mãe  Susannah Wedgood  ela morreu  quando  Darwin contava apenas oito anos.

Quando completou dezesseis anos Darwin deixou Sherewsbury  como objetivo de estudar medicina em uma famosa universidade de Edimburgo.

Percebendo não ter vocação para tal profissão, recusando os estudos, sobretudo, em função da prática de cirurgia sem anestesia.

Após recusar fazer o curso de medicina Darwin é praticamente obrigado ir para a Universidade de Cambridge, por imposição do pai para estudar Filosofia e Teologia, com objetivo de tornar se um clérigo da Igreja da Inglaterra.

A vida religiosa não agrava a Darwin, até porque ele naquele tempo não acreditava em Deus. Portanto, em 31 de dezembro do ano 1831 ele aceita um convite para dar volta ao mundo com objetivo científico a bordo do navio Beagle.

Com esse propósito ele passa cinco anos de 1831 a 1836 navegando pela costa do Pacífico e América do Sul. Durante esse tempo Darwin esteve em quase todos os continentes inclusive com passagem pelo Brasil.

Tinha como função o papel de geólogo, botânico, zoologista, homem de Ciência. A viagem foi de certa maneira uma introdução para sua vida posterior de grande pesquisador e escritor.

Por onde passava  reunia coleções de plantas e animais, fósseis, tudo era enviado à Inglaterra, após a sua volta, ele iniciou com um caderno de anotações a respeito da evolução com dados em referência as variações das espécies.

 Por  onde passou, reunindo dessa maneira as provas empíricas para formulação da teoria da evolução, formulando posteriormente o seu magnífico livro: A origem das Espécies.  

No princípio do seu trabalho a grande dificuldade era explicar o aparecimento e como desapareciam as espécies. 

 Passou pelo seu intelecto diversas interrogações:  por que originou as espécies? Qual o verdadeiro motivo das modificações das mesmas, transformando em outras espécies, e por que muitas dessas espécies desapareciam completamente?

O centro dessas interrogações, Darwin encontrou na leitura de um livro famoso em sua época, escrito por Malthus: Ensaio sobre a População escrito pelo referido autor.

Após o desenvolvimento desse trabalho nasceu na cabeça de Darwin a mais exuberante doutrina darwinista, em acepção a seleção natural, a luta pela sobrevivência do mais apto. A ideia necessária que ele precisa para formular a sua teoria a respeito da Origem das Espécies.

O trabalho realizado pelo naturalista durante sua viagem pelo navio Beagle, foi que possibilitou a fundamentar a sua Teoria da Evolução, servindo com substrato para o famoso livro, Origem das Espécies.

O livro foi publicado no ano 1859, com discordâncias e provocações, na verdade ele estava desenvolvendo uma revolução epistemológica, modificando a crença comum a respeito da criação da vida na terra.

Talvez tenha sido essa a maior revolução de todos os tempos, uma mudança radical de concepção de mundo, que nem mesmo Darwin estava compreendendo a sua extensão.

No livro a Origem das Espécies, ele elaborou duas teorias fundamentais: a da evolução natural e biológica de todas as espécies de plantas e animais que existem e que descendem das formas mais primitivas das suas anterioridades, que a evolução ocorre por seleção natural.

A Origem das Espécies mostra como funciona na prática o mecanismo da seleção natural influenciado pelo o livro de Malthus, ao impedir o aumento da polução.

Alguns indivíduos são por diversos motivos mais fortes, imunes a certas doenças, mais aptos à vida sexual e suporta melhor as condições da vida ao meio da natureza.

 Ao passar dos anos esses indivíduos vão sofrendo variações e levam a criação de novas espécies.

Após a publicação da sua grande obra, publica outros trabalhos na área da Biologia, procura viver isoladamente com sua mulher e filhos em um vilarejo perto de Londres.

 Já velho e doente com síndrome do pânico e possivelmente com doenças de chagas, adquirida na America do sul, morre em 19 de abril do ano 1882, sepultado na Abadia de Westminster, o que é muito visitado como o maior cientista de todos os tempos.

Edjar Dias de Vasconcelos.