Embora se baseiem no exagero e tenham o humor como característica comum, charges e caricaturas são formas distintas. Confira as principais “marcas” de cada gênero e aprenda distingui-los.

As charges são retratos exagerados de um tempo ou de situações, ou seja, são marcadas pelo contexto. Por exemplo, as charges políticas só farão sentido para um público que compartilhe as mesmas informações que o chargista, ou pelo menos a maioria delas. Sendo assim, um leitor brasileiro que não conheça os políticos franceses dificilmente entenderá uma charge sobre a política na França. Cabe salientar que o chargista também pode retratar uma classe em especial, exagerando seus vícios ou características.

Já a caricatura é também um retrato exagerado, porém de uma pessoa. Normalmente alguém que tenha alguma projeção, um político ou uma celebridade, por exemplo. Nesse caso, podem ser exageradas as características físicas do retrato ou traços de sua personalidade. Geralmente, as caricaturas possuem um tom zombatório e sarcástico em relação a um ponto marcante da pessoa em questão, como nariz grande ou orelhas pontudas.

Há ainda outra diferença no que diz respeito aos artistas, o chargista trabalho com e sobre o tempo mais imediato, ou seja, fatos recentes. Enquanto ao caricaturista cabe uma relativa liberdade.