O chá verde precisa ser preparado da forma certa para preservar suas características. Ao contrário do que muitas pessoas pensam não basta ferver e está pronto. Não se pode ferver o chá, pois quando isso acontece, as substâncias mais voláteis evaporam, deixando o chá mais pobre e alterando o sabor. Isso vale para todo tipo de chá feito a partir de folhas verdes. O certo é deixar a água se aproximar do ponto de ebulição, cerca de 90 a 95 graus, desligar a fonte de calor e adicionar o chá. Mesmo a essa temperatura o chá não deve permanecer mais de três minutos em infusão, devendo ter sua temperatura diminuída.

Você sabe o que é chá verde? Claro que o nome pode designar qualquer tipo de chá. No entanto, o verdadeiro chá verde indicado em artigos de revista ou na internet é um chá feito a partir da infusão de folhas do arbusto Camellia sinensis. Tem esse nome porque as folhas não perdem sua característica durante o processamento, ao contrário do Chá Preto. Portugal é o principal produtor dessa planta e o maior exportador desse chá para o mundo todo.

O chá verde tornou-se popular na China e no Japão, passando a ser muito consumido também no ocidente. Além de ser um ótimo chá para ser usado como bebida, coisa que os orientais prezam muito, tem também propriedades antioxidantes, e por isso é indicado como chá terapêutico. No Brasil a planta Camellia sinensis é produzida também na região sudeste, principalmente no estado de São Paulo. No entanto, como toda infusão de plantas é chamada de chá no Brasil, o nome chá verde nem sempre se refere à Camellia sinensis. O uso de chás no Brasil faz parte da cultura popular, diferente de países como Reino Unido, China e Japão, onde o uso de chás faz parte da cultura elitizada.

O verdadeiro chá verde foi levado da china para o Japão por meio dos monges que faziam intercâmbio entre os dois países que compartilhavam traços culturais. No Japão esse chá se popularizou a tal ponto que passou a ser mais consumido que os refrigerantes e bebidas alcoólicas.