O Colégio Estadual Tobias Barreto, em parceria com: o Museu do Homem Sergipano, o Instituto Tobias Barreto, e a Academia Sergipana de Letras, no desenvolvimento do Projeto Sergipanos Ilustres, coordenado pelo Professor Arionaldo Moura Santos.
Realiza a premiação dos melhores trabalhos de pesquisa do ano de 2010 cujos temas foram: Contribuição de João Ribeiro e de Manoel Bomfim para a Cultura Brasileira.

Neste momento histórico, estamos presenciando, uma nova hera na educação, pautada pelo resgate da qualidade no ensino, que no contesto internacional e principalmente nacional, urge que se faça mudanças significativas, que se busque melhorias, e alternativas para uma mudança nos rumos: educacional e cultural.
No Brasil, e conseqüentemente em Sergipe, estas mudanças divisam no horizonte qual tsunami a nos envolver, somente os fortes, os determinados, os destemidos, poderão navegar nestas águas turbulentas que se aproximam.
Vivemos dias difíceis, a extinção do vestibular, a definição de novos parâmetros educacionais, desestabiliza muitos profissionais, que hoje, se vêem perdidos, sem norte e principalmente, deveras assustados.
O que fazer nesta hora?
Como as instituições, culturais e educacionais, poderão fornecer o aporte necessário, á consecução do êxito de um Índice de Desenvolvimento de Educação Básica (IDEB), 6,0?
Certamente não será repetindo os mesmos métodos, mas inovando, apostando em novas alternativas.

O Projeto Sergipanos Ilustre, pode demonstrar de forma categórica que é possível desenvolver um trabalho interdisciplinar e até mesmo inter institucional, nas escolas públicas, bastando para tanto que se faça um trabalho embasado na literatura educacional e principalmente que seja um verdadeiro projeto, que tenha continuidade, ou seja, que o projeto aconteça nos anos seguintes de forma seqüenciada, tomando como referência o resultado do trabalho anterior.

No projeto que desenvolvemos saboreamos sucessos e fracassos, contudo ao final deste, em face da aposentadoria do Coordenador, podemos vislumbrar um cenário magnífico de realizações.















06- Resultado final do Projeto quanto ao rendimento

Com relação ao quadro apresentado observa-se que os trabalhos com rendimento ótimos, partiram de 4% e atingiram a marca de 52% com uma média de 34,2% de rendimento. Os trabalhos com rendimento bons partiram de 60% e atingiram 20%, apresentando uma média de 36,4%. Os trabalhos com rendimento regular partiram de 36% e atingiram a marca de 30%, obtendo um rendimento médio de 29,8%. Onde podemos concluir que os trabalhos classificados como bons e regulares cederam lugar aos trabalhos ótimos.



Foram apresentadas 120 monografias, ao longo do projeto, e na análise do gráfico 07 podemos observar o crescimento da produção, permitindo um prognóstico de crescimento, caso o projeto pudesse ter continuidade.

07- Número de monografias apresentadas no Projeto


Acreditamos, como pudemos demonstrar, que os Professores da rede pública, são capazes de produzirem um ensino de qualidade efetivando a interdisciplinaridade e utilizando os recursos públicos e até mesmo o privado, inerentes na comunidade onde a escola esta inserida. Basta, para tanto, um pouco de boa vontade, responsabilidade profissional e compromisso com a educação.