Cerrado: um único tipo de vegetação?

 Embora por questões de simplificação a maioria dos livros de ensino médio abordem o ecossistema Cerrado como um único tipo de vegetação, na verdade, trata-se de um ecossistema bastante complexo que contém não um tipo de vegetação, mas vários.

 Ao contrário do que a maioria dos livros mostram, a vegetação do Cerrado pode ser predominantemente dominada por árvores e arbustos. Essa fisionomia é denominada “Cerradão” e se assemelha muito à visão que temos de uma floresta.

 No outro extremo, um outro tipo de vegetação que pertence ao Cerrado é um tipo de fisionomia dominada por espécies herbáceas genericamente chamadas de gramíneas. Esse tipo de vegetação do Cerrado, ao contrário do “Cerradão”, não apresenta árvores nem arbustos e é chamado de “campo limpo”.

 Entre esses dois extremos, há outros tipos de vegetação que podem ser admitidos como misturas entre esses dois extremos. Em outras palavras, esses ecossistemas contêm não apenas gramíneas, mas também contém árvores e arbustos. Nessa categoria, entram o chamado “cerrado strictu sensu”, o “campo cerrado” e o “campo sujo”.

 O “cerrado strictu sensu” é a vegetação que geralmente é apresentada nas fotos em livros de ensino médio. Entretanto, como mencionado, o bioma Cerrado é formado não apenas um tipo de fisionomia vegetal, mas vários.

 Preparado a partir de:

 TANNUS, J.L.S.; ASSIS, M.A. Composição de espécies vasculares de campo sujo e campo úmido em áreas de cerrado, Itirapina – SP, Brasil. Revista Brasileira de Botânica, v.27, n.3, p.489-506, 2004.