O tempo quente, a umidade excessiva, altas temperaturas, muito calor e para muitos chega a altura de deixar de viver assim, ar condicionado é para muitas pessoas a resposta mais rápida para colocar um ponto final nesta situação, pelo menos enquanto estão em casa.

Um aparelho de ar condicionado tem custos financeiros elevados, por isso muitos acabam escolhendo um sistema de ar condicionado portátil, isso pode acontecer devido a várias razões mas normalmente quem compra um sistema destes acaba tendo vantagens e desvantagens.

Uma das grandes vantagens associadas à compra de um aparelho portátil está ligada no fato que se o comprador não está habitando sua própria casa, ou seja, quando o morador troca de casa, se tem um sistema central este aparelho terá que ficar na casa quando chegar o momento de trocar de residência, enquanto com um aparelho de ar condicionado portátil tudo fica mais fácil, basta colocar o aparelho na traseira do carro e transportar até sua nova habitação.

Outra das vantagens que estes aparelhos apresentam está ligada ao fator das obras, quem já teve que fazer obras em sua casa sabe perfeitamente que a maior parte destes serviços acabam ficando altamente indesejáveis devido ao pó que se começa a aparecer em todos os móveis da casa, pedaços de tijolo, areia e cimento que sempre ficam no chão.

No caso de um sistema de ar condicionado portátil a situação é bem diferente, o proprietário não necessita de fazer obras em casa para conseguir começar a poder escolher qual a temperatura que deseja ter em sua casa.

Como pode saber se a escolha de um ar condicionado portátil é a melhor opção, a resposta é bem simples.
Se o que procura é ter ar condicionado em todas as divisões da sua casa, quartos, salas, etc, então a melhor opção passa pela escolha de um aparelho central, vai ter mais custos, manutenção, mas sem duvidas que apenas um ar condicionado destes poderá responder com eficiência às suas exigências de frio ou quente.

Se o que procura é apenas ter uma divisão com a possibilidade de ser climatizada, então o que a opção do aparelho de ar condicionado portátil pode ser a resposta que procura porque este aparelho está construído para estas situações.

No campo da eficiência energética um aparelho central consegue obter um valor final melhor que um aparelho portátil, este por sua vez apresenta um custo inicial bastante inferior ao primeiro.

Quanto à fatura da eletricidade, o normal é que você receba contas para pagamento bastante maiores do que costumava receber, isto acontece porque qualquer aparelho de ar condicionado, portátil ou central, são aparelhos que exigem muita energia durante o seu funcionamento, é provavelmente um dos produtos que mais energia consome em qualquer casa.