Consta que, o local onde hoje está a sede do Município de Cedro, durante o século XIX, era uma região de caatinga como diversas outras no Sertão. Aos poucos o nordeste brasileiro ia sendo colonizado com o incentivo da pecuária. As propriedades se espalhavam por todo o sertão nordestino. Nesta época vieram para esta região as famílias Leite e Inácio. Os Inácios eram oriundos de Serra Talhada e os Leite vinham do vizinho estado da Paraíba. A propriedade que deu origem ao povoado de Cedro pertencia a Joaquim Inácio Leite, pai de Manoel Joaquim Leite, uma típica fazenda do Sertão: havia canavial, Casa de Farinha, Curral de Gado e Engenho, localizado onde hoje é a rua do Engenho Velho. A fazenda logo tornou-se um ponto de parada dos viajantes que vinham de Cabrobó para comercializar em Jardim e no Crato. Em 1913 Manoel Joaquim Leite construiu a primeira capela da cidade, nas proximidades de onde hoje é a Igreja da Matriz. Francisco de Assis Leite, conhecido como Chico Leite, seguiu os passos de seu pai, Manoel Joaquim Leite, que fora político e vereador. Chico Leite tornou-se um dos mais importantes personagem de nossa história. Seguindo o caminho do pai, que construíra a primeira capela, Francisco Leite construiu também uma Capela na pequena vila, no local onde hoje é a Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Ele foi também o responsável pela construção do primeiro prédio da Igreja Matriz.
No início, havia apenas quatro edificações na pequena vila: a capela, onde hoje se encontra a Igreja Matriz; A casa de Manoel Joaquim Leite, onde hoje se encontra a casa de Mário Leite (Filho de Manoel Joaquim Leite); Um engenho, onde hoje se encontra a Rua do Engenho Velho; e a casa de Francisco Leite, onde hoje se encontra o Supermercado de Marielton. No dia 20 de dezembro de 1963 a história de Cedro mudou completamente. Esta data marca a Emancipação do município, ou seja, Cedro, que era distrito de Serrita, tornou-se cidade.
No início havia apenas uma fazenda, depois formou-se a primeira rua e com o tempo o povamento continuou a progredir, passando a ser distrito e finalmente foi emancipado politicamente do município de Serrita em 20 de dezembro de 1963. O novo município teve como patrono o coronel Francisco Filgueira Sampaio (Chico Romão) e como primeiro prefeito Gumercindo da Silva Bem. Um dos Fundadores Manoel Joaquim Leite, nasceu em 1870 e faleceu em 2 de junho de 1929,com apenas 59 anos de idade. Era filho de Joaquim Inácio Leite e de Joaquina Jacinta de Vasconcelos. Foi Professor, agrimensor, agricultor e vereador pelo município de Serrita. Sua residência servia de abrigo para muitos tropeiros, romeiros e viajantes que se dirigiam para o Ceará, principalmente para Juazeiro do Norte, além de funcionar como escola, onde o próprio ensinava, e ter servido para celebração de missas, antes da construção da primeira capela e durante o período entre a demolição da primeira capela e a construção da Segunda. Esse casarão era ladeado por uma bolandeira (descaroçadeira de algodão) ? (ao norte) - e por uma casa de farinha (ao sul), ambas de propriedade do Prof. Manoel Joaquim Leite. Também era de sua propriedade um engenho de cana que ficava localizado nas proximidades da atual Rua do Engenho Velho, daí o nome. Construiu a primeira capela em 1913, que foi batizada pelo Padre Sizenando e um cemitério em 1916 , atualmente, Praça de N.S. do Perpétuo Socorro. O município de Cedro está localizado na unidade geoambiental dos Maciços e Serras Baixas. A paisagem que predomina em nesta região é a Caatinga, típica do semi-árido. Cedro está nos domínios da bacia hidrográfica do Rio Terra Nova e tem como principais tributários os riachos do Meio e da Gameleira, todos de regime intermitente, contando ainda com os recursos do açude Barrinha.