A pesquisa envolve os conceitos de violência, conflitos, cultura, não-violência, ação comunicativa e processos culturais presentes nas escolas de educação básica, sendo a cultura uma categoria importante apresentada para o processo de análise e para o aprofundamento dos processos de violência na escola.

As crianças estão entrando na escola cada vez mais cedo por diversos motivos e o principal deles é a mudança social que o mundo globalizado nos impõe. Esse ingresso faz com que as crianças desenvolvam a fase do egocentrismo já no espaço escolar e os educadores precisam estar preparados para lidar com este tipo de comportamento precoce.

O estudo enfatiza a necessidade de perspectivas teóricas que incluam a dimensão antropológica nos processos da escola, tendo como referenciais que o contexto é produzido pelas relações sociais e que, portanto, a violência está na esfera da ação humana.  A violência surge em contextos e em situações bem conhecidos, como por exemplo, na sala de aula em disputa por algum objeto. Torna-se imperiosa uma intervenção educativa, não só dirigida aos jovens, mas a todos os cidadãos, pois todos, enquanto sociedade global somos responsáveis e deveremos ser chamados a intervir para contribuirmos na formação de uma sociedade mais justa e igualitária.

Conforme Morin (2002), quando falamos de nossa história, falamos de realidades que evocam a nossa vida, mas é impossível falar da vida em si e total, pois em nossa trajetória, tecida com muitos fios, tem-se conhecimento de alguns fios e de outros, não, gostamos mais de uns do que de outros, optamos em falar de uns e deixar de lado outros. Importa saber que a vida é tecida com muitos e diferentes fios e que mesmo quando não optamos em falar de um, explicitamente, ele está presente no todo.  

Ao longo deste trabalho serão alvo de análise, o professor, o aluno e a escola. Nesta última, pretende-se investigar, qual o papel da educação na sociedade numa perspectiva histórica para verificar o fenômeno da violência nos dias atuais. O cuidado na orientação escolar, algumas aprendizagens foram sendo tecidas e entrelaçadas a outras. Uma delas é a de que todos os participantes da escola estão em processo de aprendizagem constante. Por isso, a coordenação pedagógica é o elemento de inspiração à vontade de aprender sempre. A outra é que o processo de gestão da escola pode ser educativo ou não. O cuidado ou violência podem ser desenvolvidos pela forma como a gestão é organizada na escola. Nada do que acontece nela está isolado, tudo está inter-relacionado.

Acredita-se também que as contribuições oferecidas com esse tipo de pesquisa serão expressivas para a sociedade em razão do crescente número de queixas por parte dos educadores quanto à mudança brusca do comportamento violento da clientela estudantil atualmente.