Caso MBS, principais reflexões

Será que há quem não sabe desta situação? É muito simples perceber isto. A minha opinião pessoal em relação a este assunto é bastante simples, mas ao mesmo tempo complexa. Ora, o Mohamed Bachir Suleimane (MBS) é acusado de ser barão de drogas. Claro, até este ponto dá para perceber-se. Mas há aqui uma situação controvérsia, os Estados Unidos da América acusam a este cidadão moçambicano. Para mim a grande caricatura e o vagão que o Departamento do Tesouro da Casa Branca apresenta é quando acusa este cidadão e depois não apresenta provas palpáveis em relação a este assunto. Já se disse muito que este cidadão moçambicano é acusado sem que primeiro tivesse tido oportunidade de se expressar ou declarar se as alegações são ou não verdadeiras? Segundo, porque alega-se que foram confiscados todos os seus bens nos EUA. Bom, até podemos acreditar se quisermos ser um pouco passivos.

A localização estratégica do nosso país pode até ter contribuído ou ainda contribui para várias violações e ameaças da soberania do Estado Moçambicano. Recordem-se que Moçambique localiza-se a leste da África Austral e é banhado pelo Oceano Indico. Este é um ponto. E o problema surge exactamente aqui. Se Moçambique possui a chamada ZEE (Zona Económica Exclusiva) de 200 milhas contadas a partir da linha da Costa, segundo a Convenção dos Direitos do Mar (CDM), por causa dos diversos conflitos que foram sublinhados na disputa do mar e que aqui não importa sublinhá-los de novo, porque não é meu objectivo. Estados Unidos de América (EUA) são um país que está atrelado directamente a Inglaterra e Inglaterra tem fortíssimos atritos com o Zimbabwe, e Zimbabwe é um país do hinterland, por outras sem acesso ao mar ou é um país do interior do continente. Se se consider isto verdade, significa que os EUA podem querer explorar ou penetrar no Zimbabwe e se encontrarem sem muitas opções para o fazer. A única alternativa que os EUA têm para além de explorar o Espaço Aéreo, também que é exclusivamente moçambicano e que o nosso país não permite que se sobrevoe este espaço para fins bélicos, por causa de uma serie de tratados, convenções e outro tipo de documentos que foram assinados é tentar boicotar a reputação moçambicana por via de pessoas nacionais muito influentes na arena nacional e internacional. Se tentarmos voltar um pouco ao tempo, perceberemos melhor como os EUA entraram no Iraque. Qual é que foi o protesto para a invasão deste país do oriente asiático? Agora. O que os EUA podem querer no nosso pais????

Parece que o meu primeiro trecho só faz levantamento de um conjunto de questões que nos levam a reflectir se incidir directamente no alvo. Bom, ai vou explicar para vos despertar as atenções e as mentes um poucos mais adormecidas.
Há quase uma semana, que finalmente o mais esperado foi dito depois de tantas especulações que se faziam em torno deste assunto - o petróleo (o ouro negro). A razão de tanto sangue actualmente a nível mundial. Parece até ser um pouco absurdo falar deste assunto, mas é muito polémico. Acho que agora já dás para ter uma mínima percepção em relação ao caso MBS. Eu acredito que isto não é mais do que uma perseguição inteligente que os EUA estão fazendo. Há menos de quinze dias estiveram aqui os saldados Norte-americanos em nome de cooperação bilateral entre estes países. Eu não quero concluir praticamente nada, mas tão-somente quero deixar-vos a pensar e a reflectir sobre o futuro deste país.


Filipe Mate