Há mais de 2000 anos, um filósofo grego, conhecido como Demócrito, imaginou, ou seja, elaborou a idéia de que todas as coisas que existem no Universo fossem formadas por uma partícula maciça e indivisível que ele denominou de  átomo.

O termo átomo (do grego: a=não e tomo= partes), portanto seria algo que não pode ser dividido em partes, formando tudo o que existe no ar, na terra, no mar...

Como na época não existiam redes sociais ou internet, ele divulgou sua idéia em debates públicos. Leucipo, um dos seus discípulos, ajudou a colocar a idéia "no papel".

Em todos os  século seguintes,  várias pessoas, em diferentes  lugares do mundo  começaram a refletir (imaginar) sobre a idéia da existência de uma partícula, em comum, formando tudo o que existe.

Assim, o conceito sobre o que seria átomo foi sofrendo modificações, até que a União Soviética toma a frente na exploração espacial e envia o Sputinik para o espaço.

Não querendo ficar para trás, o governo dos Estados Unidos reúne as pessoas mais inteligentes do mundo (Albert Einsten foi chamado, mas não aceitou, enquanto seu amigo Enrico Fermi aceitou o convite e se reuniu com outros físicos, químicos etc).

O presidente, prometendo colaborar com a "Ciência",  disse que conseguiria o que fosse necessário.
A nova descoberta deveria colocar os Estados Unidos em uma posição de destaque e superar o avanço tecnológica do primeiro satélite artificial lançado pelo russos.

O mundo vivia o final da 2ª guerra mundial.

A idéia científica mais avançadaou intrigante no momento era "O conceito de átomo de Rutheford". Através de um experimento, Ruthford sugere que o átomo possua duas partes: um núcleo e partículas menores girando a sua volta, como o sitema planetário.

Com recursos disponíveis, os homens mais inteligentes do mundo tentam produzir uma energia, até então desconhecida, a ENERGIA ATÔMICA. A BOMBA NUCLEAR foi a invenção que os homens mais inteligentes da época fizeram.

Eles conseguiram partir o átomo, que até então seria indivisível. Os efeitos da energia atômica alteraram e ainda afetam muitas vidas, principalmente pessoas inocentes de Hirokima e Nagasaki.

Atualmente, o conhecimento sobre átomo ou elemento químico ainda está em evolução, mas já possibilita o uso de radioterapia, usinas nucleares, uso de urânio radioativo na manutenção de submarino por longo período no fundo do mar etc.

O átomo nasceu como uma idéia filosófica de um homem e hoje é um dos temas mais modernos é importante em várias áreas da Ciência, além de continuar influênciando várias outras pessoas e novas déias.

Ainda existe dúvida sobre uma rede social que interage entre pessoas de do passado, presente e futuro?