CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ ? CESUMAR
PÓS-GRADUAÇÃO "LATO-SENSU" EM GESTÃO DE PROJETOS



ADIR MAGALHÃES AZEVEDO








PAPER
CASO- ALPARGATAS
















LONDRINA
2010
ADIR MAGALHÃES AZEVEDO








PAPER
CASO- ALPARGATAS







Atividade Interdisciplinar referente às disciplinas de Estruturas de marketing, Responsabilidade social e sustentabilidade, empreendedorismo e inovações, apresentada ao CESUMAR - Centro Universitário de Maringá, como requisito parcial da avaliação do módulo 2010B.








LONDRINA
2010

SUMÁRIO



INTRODUÇÃO........................................................................................................... 4
RESPONSABILIDADE SOCIAL DA EMPRESA................................................................. 5
ESTRATÉGIA DE MARKETING.................................................................................... 6
EMPRESA EMPREENDEDORA................................................................................... 7
CONCLUSÃO............................................................................................................ 8

BIBLIOGRAFIA.......................................................................................................... 9
































INTRODUÇÃO

Muitas são as empresas que querem se destacar no mercado, novas ou antigas, que buscam se adequar as necessidades de um mundo cada vez mais globalizado, algumas dessas empresas estão preparadas para enfrentar o mercado, outras, nem tanto. Algumas empresas se unem a outras para aumentar seu capital e derrubar fronteiras, outras lançam ações no mercado, para que empresas ou pessoas depositem seus investimentos, obtendo um expressivo aumento de capital, conseqüentemente expandindo seus horizontes, com novos produtos ou outras formas de administração, no intuito de agregar maior valor a sua marca, sua missão e visão.
O caso a ser apresentado trata-se de uma empresa conhecida mundialmente, hoje com mais de cem anos no mercado, devido ao trabalho realizado por pessoas competentes tornou-se uma empresa sólida. Em 1907, nasce à empresa, Fábrica Brasileira de Alpargatas e Calçados, situada no distrito da capital paulista da Mooca, fundada pelo escocês Robert Fraser com apoio de uma indústria estrangeira. O objetivo é abordar os assuntos relacionados a essa organização deixando de forma clara e objetiva, respostas as questões propostas para realização deste trabalho.
Abordaremos assuntos como: Responsabilidade Social da empresa: como uma grande organização pode gerar valor para seus acionistas e todos os envolvidos para se tornar um sucesso, as Estratégias de marketing utilizadas pela mesma com iniciativas para aumento de vendas, e por fim, a empresa como Empreendedora, uma empresa criadora de novos produtos e estratégias com uma visão direcionada para o futuro.

RESPONSABILIDADE SOCIAL DA EMPRESA


A empresa Alpargatas é uma multinacional muito respeitada, por possuir um grande numero de acionistas, funcionários, fornecedores e milhões de clientes que acreditam em sua marca, pois agregam um valor inestimável em todos os seus produtos, proporcionando conforto, bem estar, prazer, entre outros fatores que lhe são agregados. Aliou-se a Dupé, para melhorar o custo/benefício aos seus clientes, esse é um dos fatores que tornam a empresa responsável socialmente, outra seria o patrocínio de várias competições esportivas importantes do país. Definindo melhor responsabilidade social, utilizamos o conceito de um dos fundadores do instituto Ethos, Oded Grajew:

O conceito de responsabilidade social está se ampliando, passando da filantropia, que é a relação socialmente compromissada da empresa com a comunidade, para abranger todas as relações da empresa: com seus funcionários, clientes, fornecedores, acionistas, concorrentes, meio ambiente e organizações públicas e estatais. (apud. MELO NETO E FROES, 2001, P.79)

Em 2006, foi divulgado no site do grupo Camargo Corrêa, "maiores acionistas da Alpargatas", um programa adotado pela empresa, chamada "Carta da Sustentabilidade: O Desafio de Inovação", iniciando uma mobilização para implantar um modelo de gestão que garanta a perenidade de seus negócios e contribua para um futuro melhor. Desta forma a empresa deixa claro seu compromisso com a sociedade, funcionários, acionistas, fornecedores e todos os que estão envolvidos direta e indiretamente a empresa, incorporando a responsabilidade social no seu dia-dia, garantindo a durabilidade dos negócios, neste caso, gerando valor para seus acionistas, otimizando a utilização de seus recursos, entre outros fatores que tornam a Alpargatas, uma empresa responsável.









ESTRATÉGIA DE MARKETING


Todo ano, as Havaianas lançam uma novidade, com modelos diferentes, de cores diferentes, para todos os gostos e idades, mas o que realmente chama a atenção do publico em geral, são as "celebridades" usando as Havaianas, esse é o ponto da questão, pois as pessoas gostam e admiram atores que sempre aparecem na mídia, querem usar tanto roupas e acessórios que seus ídolos usam como as sandálias Havaianas. Outro exemplo extraído da matéria ESTRUTURAS DE MARKETING é o caso de um marketing pessoal de David Beckham. A imagem com que o jogador do Los Angeles Galaxy aparece , vende, quer seja o penteado ou os brincos que usa. Quem consome as réplicas das camisetas com que ele joga, ou compra uns brincos iguais aos dele, ou até mesmo que use o mesmo corte de cabelo, acaba por ter uma satisfação acrescida, além do produto físico. (Pozes da Silva, 2010, p.12)
O fato ocorrido nos Estados Unidos é de uma estratégia brilhante, pois muitas pessoas estavam assistindo à cerimônia, uma multidão vendo seus atores preferidos recebendo sandálias Havaianas de presente, com certeza, a repercussão seria muito grande em vista da quantidade de pessoas que tomaram conhecimento do produto, essa iniciativa trouxe mais do que expectativas para a organização, pois além de serem vistos por milhares de pessoas, estava no meio de pessoas importantes, o que no caso foi a chave para o sucesso dessa estratégia de marketing utilizada.











EMPRESA EMPREENDEDORA


Uma empresa empreendedora sempre sai na frente, se conseguir descobrir o que seus clientes desejam e o que eles querem. Saber as formas de abordagem ao cliente, de como apresentar um produto e de como irá usá-lo faz toda a diferença. Quando uma organização estuda seus clientes para saber o que será necessário para alcançá-los, se torna um desafio uma meta a ser alcançada. Segundo Dornelas as pessoas não devem ficar paradas só pensando no que poderiam fazer:

De forma mais sintética para Dornelas, empreendedor é aquele que faz acontecer, se antecipa aos fatos e tem uma visão futura da organização (DORNELAS, 2001).

Quando a empresa observou o que os usuários das sandálias estavam fazendo com elas, deixando-as de uma só cor, e essa observação foi muito lenta, demoraram dez anos, mas resolveram lançar mais cores depois disso. De acordo com Schumpeter, 1952, "a função empreendedora é reformar ou revolucionar o padrão de produção explorando uma invenção ou, de modo mais geral, um método tecnológico não experimentado, para produzir um novo bem ou um bem antigo de maneira nova, abrindo uma nova fonte de suprimentos de materiais, ou uma nova comercialização para produtos, e organizando um novo setor" (Silva, 2010, p.10), então alcançaram outras classes, de A a E, tiveram a idéia de lançar as Havaianas Top, que conta hoje com 13 cores, com a idéia das pessoas usarem uma cor diferente para cada roupa ou biquíni para as mulheres, vendendo mais do que um par de Havaianas para cada pessoa, pois a estratégia empreendedora seria a meu ver, a venda de mais pares por pessoa, principalmente no caso do sexo feminino, representando um maior faturamento para a organização ao invés de vender apenas um par de sandálias por pessoa, e a idéia deu certo, pois quanto maior o numero de cores maior a venda de pares de sandálias por pessoa.





CONCLUSÃO

O mundo anda em constante transformação, as pessoas, as empresas e tudo isso modifica o cenário global, vivemos hoje num mundo onde fazer a diferença significa sobrevivência de todos, seja como dono de uma empresa, funcionário, fornecedor, cliente entre outros fatores que sempre estão mudando a todo o momento, neste caso estamos falando de inovação, transformação para o futuro. O caso das Havaianas é apenas mais um, dentre os inúmeros casos onde a inovação é sobrevivência da organização, ter uma estrutura de governança corporativa onde, todos os acionistas apóiam idéias e sempre estão de acordo com o futuro da empresa, demonstrando seu real interesse no que se refere à responsabilidade social, proporcionando conforto, bem-estar, patrocinando várias importantes competições do país, transmitindo a idéia de organização politicamente correta.
Quanto às ações de marketing, unindo a responsabilidade de passar um conceito sobre a marca da empresa, usar as pessoas certas na hora certa e tudo isso usando a televisão apresentando as Havaianas a milhares de pessoas ao mesmo tempo, trazendo um retorno maciço à organização, aumentando as vendas. A empresa se torna mais forte, quando seus clientes conhecem sua marca e ela é acreditada por todos. No caso de a empresa ser empreendedora e conseguir passar essa idéia a todos que fazem parte, ela se torna mais forte, proporcionando a seus participantes uma forma de expor suas idéias e torná-las uma realidade. Concluo nesse caso, que a empresa é feita de pessoas, o fundamental é, empresas que acreditam nesse potencial podem fazer toda a diferença, assim como a idéia de marketing realizada, e com certeza a atuação de responsabilidade social, as estratégias de marketing e o engajamento empreendedor, devem atuar de forma conjunta, como uma orquestra, definindo o rumo a ser tomado pela organização, para um futuro melhor.










BIBLIOGRAFIA


Segundo Pozes da Silva, Edmundo (apud. MELO NETO E FROES, 2001, p.79),"o conceito de responsabilidade social está se ampliando, abrangendo todas as relações da empresa.
Carta de Sustentabilidade da Empresa, 2006, grupo/ sustentabilidade. Disponível em: http://www.camargocorrea.com.br/ acessado em 21de julho de 2010.
POZES DA SILVA. Edmundo, Estruturas De Marketing. In: POZES DA SILVA. Edmundo, SANTOS, L.E. L, SILVA, A. A. L, FRANZIN. N.A. Marketing, empreendedorismo e responsabilidade social. Maringá - PR, 2010. p. 88