Muitos homens e mulheres sonham com o casamento ideal. Ainda quando criança, já se idealiza a pessoa com quem se unirá, com laços de amor eterno. Mas, será mesmo que o sonho de um matrimônio sadio e duradouro é possível nos dias atuais?

O índice de separação conjugal hoje é bastante elevado. As pessoas não enxergam mais o matrimônio como uma aliança para a vida inteira. Mal se casam e já pensam em separação ao primeiro sinal de desentendimento. Isso porque não estão preparadas para lidar com as frustrações. No matrimônio, às vezes é preciso ceder, mas os cônjuges não estão mais dispostos a isso.

O que se vê hoje são pessoas que se casam por modismo, mas que não estão preparadas para assumir a responsabilidade de tal decisão. E, por esse motivo, continuam nas mesmas práticas da vida solteira de outrora. Assim, é mesmo improvável que o relacionamento dure por muito tempo. A tendência à separação parece estar ganhando força a cada dia.

Há quem diga que o casamento só começa mesmo depois da lua de mel, mas isso não é verdade! Primeiro ponto a ser avaliado é que, para que a lua de mel aconteça, existem muitas decisões a serem tomadas antes, como: a compra da casa, dos móveis e do veículo, a decoração do lar; quando e onde casar; quanto gastar; o que vestir; quem serão os padrinhos e convidados; a escolha dos locais da cerimônia e da festa; qual empresa de buffet e decoração contratar; a escolha das fotos, filmagens, alianças e convites; onde passar a lua de mel, quantos dias serão; quanto poderão investir na viagem e tantos outros pormenores. É certo que se o casal não tiver um bom equilíbrio, os desentendimentos começarão a partir daí.

Um outro ponto a ser avaliado é: será mesmo que a lua de mel precisa acabar? Se a lua de mel é um período em que o casal que se ama decide passar juntos, curtindo um ao outro com carinho, respeito, companheirismo, diálogo, muita alegria e excelentes recordações, então por que não viver isso diariamente?

Já pensou que o consenso pode sublimar a insatisfação no relacionamento? Problemas, divergências de opiniões e chateações vão sempre existir numa relação, mas se existir amor e respeito, os conflitos serão logo dizimados e aos poucos o casal ganhará maturidade. Os desentendimentos ficarão cada vez mais escassos e a harmonia e o equilíbrio no lar ganharão cada vez mais espaço.

Casamento é uma aliança firmada com Deus entre duas pessoas que se amam e não entre pessoas que querem viver uma aventura.