Cartório de Registro Civil, o que é?

Cartório de Registro civil é um local onde são armazenados dados da vida de um indivíduo, tal como o seu nascimento, casamento, divórcio ou até mesmo óbito.

Todas estes documentos podem ser emitidos a partir da internet em sites de cartórios de registro civíl em território nacional.

Um Cartório de Registro Civil também trabalha com tutelas, adoções e pactos antes dos casamentos (pré-nupciais).

certidão de nascimento online

O Registro Civil é um órgão universal

O registro civil, aplicado nos cartórios, determina a forma com que são redigidas as escrituras em geral. Antigamente a função dos tabeliães era esta. Gerar escrituras “universais” a mando dos seus Reis.

O Registro Civil em si, faz o papel de registrar algo em algum livro ou ata para futura consulta. O responsável pela escritura é o próprio escrevente de registro.

A instituição Cartório de Registro Civil pode ser considerada uma empresa universal pois documentos são cadastrados em livros próprios pelos próprios funcionários. Desta forma qualquer pessoa de qualquer lugar do mundo pode autenticar-se tendo em mãos seus documentos de nascimento e casamento. O mesmo que pode ser retirado em qualquer cartório de registro civil.

Emissão de segunda via de documentos

Um Cartório de Registro Civil trabalha também com emissão de segunda via de documentos como a Segunda via Certidão de Nascimento, Segunda via Certidão de Casamento e Segunda via Certidão de óbito.

Há também sites na internet que realizam todo este processo sem que o usuário precise sair de casa, este processo é mais ágil e diminui grandes burocracias e filas em um cartório de registro civil.