Introdução

Este pequeno artigo tem como base um trabalho apresentado na cadeira de Cartografia e Topografia, do curso de Arqueologia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

Pretende-se com este artigo dar uma visão geral do que é a Cartografia, Topografia sua história, conceitos e técnicas.

Não querendo alongar-me muito a nível de técnicas cartográficas e/ou topográficas; nem tenho conhecimentos para tal; quero numa linguagem simples explicar algumas técnicas quer cartográficas, quer topográficas que se aplicam ao trabalho arqueológico de campo que na minha opinião são essenciais ao desenrolar do trabalho arqueológico.

Se a arqueologia é o estudo da evolução do Homem e da sua organização através das suas materialidades, também não deixa ser verdade que esta evolução além de ser temporal também o é espacial, daí a importância da cartografia e da cartografia; já que uma determinada sociedade/civilização desenvolve-se em certos meios físicos, distribui-se espacialmente por um território.

Daí ser importante a cartografia para o estudo destas manchas populacionais e a sua relação com a terra/meio ambiente, localização dos vestígios arqueológicos, etc.

A topografia na arqueologia é de extrema importância já que sem ela; hoje em dia; era impossível fazer a maioria dos trabalhos arqueológicos de campo como escavações, acompanhamentos, etc.

Neste pequeno artigo irei falar principalmente das localizações, do uso do nível óptico, levantamentos topográficos, levantamentos de pormenor, perfis topográficos, etc.