Pero Vaz de caminha relata que assim como capitão-mor da frota  e assim como os outros capitães,escreverão a vossa alteza informando sobre a nova terra e si comprometendo a escrever apenas o que vim e acontecer.Ele relata que a partida de Belém foi na segunda-feira 09 de março passando entre canárias,viram as ilhas de cabo verde(ilha se são Nicolau).Eles se perderam da frota Vasco Ataíde com sua nau,sem haver tempo forte..O Capitão fez o possível para o achar mais não conseguiu.

Então tentou fazer o próprio caminho ate que no dia 21 de abril,terça-feira de oitavas de páscoa,eles toparam com alguns sinais de terra,e na quarta do dia seguinte de manhã encontraram aves, que chamavam de fura-buchos.Do monte alto o capitão pois o nome de monte pascoal e á terra de terra de Vera Cruz.

Surgiu á primeira vista de que possuía pessoas nesta terra .Aproximaram da terra e viram sete,ou oito homens,retornaram e vieram com os capitães e o capitão-mor.Ao chegarem na boca do rio viram que era mais de vinte homens,eles era pardos,nus,sem coisa alguma lhe cobrisse sua vergonha.

Eles não se entendiam bem, mais os homens eram pacíficos e doaram algumas vestimentas decorativos na noite seguinte, ventava com fortes chuvas e isso fez com que os portugueses escolhessem um abrigo mais seguro, eis que encontraram um recife com um porto dentro, muito bom e seguro .  Enquanto o restante dos navegadores  seguiu para a Índia, o navio de Gaspar de Lemos foi despachado por Cabral para Lisboa, ao fim da estadia no Brasil, em 2 de maio. Por meio dele , a carta chegou ao seu destinatário. Das mãos de dom Manuel 1o, passou à secretaria de Estado como documento secreto, pois se queria evitar que chegasse aos espanhóis a notícia do descobrimento.