Pero Vaz de Caminha nasceu em 1450, trabalhou para o reino português e em 1500 foi escrivão da frota de Pedro Álvares Cabral. Como escrivão Pero Vaz de Caminha tinha como dever enviar cartas para o rei Dom Manuel I, mantendo-o informado sobre a nova terra encontrada.

Quando os portugueses chegaram no Brasil, a terra já era habitada pelos índios. Isso causa questionamentos, mas a chegada dos portugueses no território brasileiro é considerado o marco inicial da história do Brasil, pois foram os portugueses quem fizeram o primeiro relato escrito da terra.

Caminha relata algumas características dos nativos, como a nudez, os métodos primitivos de moradia e a inocência destes homens. Caminha fala também da necessidade de converte os índios a fé católica, como parte do projeto da contra reforma de combate às ideias protestantes.

Em 2005 este documento foi escrito no Programa Memória do Mundo da organização das nações unidas.

A carta de Pero Vaz de Caminha é o principal documento da época do descobrimento do Brasil, com ela podemos obter informações muito importantes para a história do Brasil.