CARTA DE GRAMÁTICO

Querida Romântica:
Abro um PARÊNTESIS para, através deste ARTIGO, contar-lhe pormenores de minha triste existência.
Sabe, a minha vida é cheia de longos PERÍODOS, por isto rezo sempre umas ORAÇÕES SUBORDINADAS ao PORTUGUÊS. Não há uma VÍRGULA para descanso. Ainda ontem fui rezar num ORTO-GRÁFICO, fiz tantas EXCLAMAÇÕES, mas até agora em mim, só há INTERROGAÇÕES.
Casei-me com a DESINÊNCIA e nasceu uma criança GEMINADA. A minha vida ficou ainda mais REDUZIDA, já não tenho idéias PRÉ-FIXAS, nem VOZ ATIVA. Se antes estava numa PRÓ-CLISE, agora estou ÊN-CLISE.
Fiz um concurso GRAMATICAL e o PARÔNIMO disse que fui aprovado. Mas o SUJEITO veio com PROSA para o meu lado, mostrando uns DEMONSTRATIVOS e dizendo que eu não tinha certos PREDICADOS ESSENCIAIS para compor o quadro funcional. Eu não poderia ser um bom INTEGRANTE, mas ainda sou um ACESSÓRIO últil. Na verdade há homens MAIS-QUE-PERFEITOS, eu sou ainda muito IMPERFEITO.
O TEMPO passou, de MODO que a DESNIÊNCIA teve outra filha, que me trouxe um neto aliás um SÓ NETO. ALEXANDRINO é o nome dele, o MENOR faz cada REDONDILHA que você nem imagina. APOSTO que não há maior que ele, mas venha VER SÓ. DIA LOGO virá que suas REDAÇÕES correrão o mundo. Não TREMA, cara amiga, APÓSTROFO que ele será grande. O MENOR escreve sem muitos ADJETIVOS, não há BARBARÍSMOS, é um BRASILEIRISMO só. O TEMA que FIGURA na LINGUAGEM é a terra.
PARTICÍPIO-lhe que a DESINÊNCIA queria cantar, mas ela não tem um VOCABULÁRIO PRÓPRIO, e a REGÊNCIA da banda disse que ela tem um grande ACENTO AGUDO. Também ela nem sabe cantar um TRITANGO. Ele ASTÉ-RISCO o nome dela.
Minha vida é um VERBO que não se fez carne, cheia de IMPERATIVOS, todos NEGATIVOS, o PRETÉRITO foi lama, o PRESENTE é escuro, o FUTURO não sei. Não há TEMPO para SÍNTESE. Minha vida é cheia de PARÁBOLAS.
E assim, cara amiga, de FRASE em FRASE, de PARÁGRAFO em PARÁGRAFO, NARREI-lhe toda a minha triste vida e chego a um PONTO FINAL.


CONFORMATIVAMENTE

ViriHIATO.