Outro dia recebi um folheto falando sobre o Novo Mundo. Nele encontrei algumas verdades preciosas. Isso me encanta profundamente. Porque me lembra que nossa história não acabará assim: manchada de sangue, ódio, dor e desespero.Diferente do que muitos pensam o Pai Eterno não nos deixou a bordo desta nave louca chamada Planeta Terra à deriva. Pelo contrário, Ele reina, Ele vive! E preparou um Mundo Novo para todos aqueles que O amam. E você precisa crer nessa bendita verdade.

No Novo Mundo que Jesus foi preparar para nós não mais haverá dor, guerra nem morte. Que maravilha! Imagine só: nunca mais sentiremos fome, tristeza ou depressão, nossos filhos e amigos não mais serão assaltados nem sequestrados; a morte também não mais existirá. Seremos plenamente felizes, pois no céu a Felicidade é Total e Real. E Deus, Jesus, o Espírito Santo e todos os Anjos Celestes estão ansiosos para nos encontrar e levar-nos para o Céu.

Fico feliz porque o Céu é uma realidade presente. Uma promessa fiel de um Deus que jamais deixou de cumprir o que prometeu. É esse Deus que nos promete em sua palavra que em Breve virá nos buscar. Isso me deixa muito contente. Cheio de uma doce esperança que me motiva e impulsiona; que me eleva e me ajuda continuar mesmo quando tudo parece tão incerto e nebuloso.

No entanto, algo naquele folheto deixou-me intrigado, um pouco preocupado. O autor do texto dizia que Jesus já voltou! Isso mesmo, amigo (a). No folheto dizia que o Senhor já voltou e vive por aí... Felizmente isso não é verdade. Ufa!! Já pensou se isso fosse verdade? Tudo estaria perdido!

Gostaria de convidá-lo(a) a ponderar sobre o assunto. Mas quero fazê-lo à luz do Livro da Vida: A Bíblia Sagrada, a Voz de Deus que nos fala a nós em nossos dias. É importante que saiba que nada que digam sobre Deus sem base bíblica merece crédito. Muito menos crédito merece aquilo que foi, de certa forma, distorcido. Infelizmente isso acontece com grande frequência atualmente! Dizer que Jesus já voltou não é uma verdade bíblica. A Bíblia não sustenta isso. Pode-se ler qualquer versão: protestante ou católica e nada se encontrará que afirme, ou mesmo sugira, que Cristo já tenha voltado e está entre nós.

Claro que Ele está conosco por intermédio do Espírito Santo. Mas quando fez a promessa de que voltaria não disse que seria para habitar em nossa mente e coração aqui neste mundo. A promessa foi de nos levar para que estivéssemos com Ele (Jesus) onde Ele está (João cap. 14 vers. 1 a 3). E como nos poderia "levar" se ELE "já está aqui entre nós" como afirmava o folheto? Se isso fosse verdade certamente teria dito algo do tipo: "e eu voltarei para vocês, para estar com vocês onde vocês estão". Percebe a enorme diferença?

Uma verdade irrefutável, incondicional e certa é: "Jesus virá a este mundo outra vez e levará seus filhos consigo". Quer creiam quer não, quer aceitem ou não, Ele virá isso é fato! Infelizmente, tal verdade parece não ser do conhecimento de alguns professos cristãos. Mas é interessante que você que se aventurou por essas linhas investigue pessoalmente sobre o tema em questão na fonte, para que beba da água que jorra límpida e fresca da fonte da vida: Cristo Jesus!

Em sua segunda carta o Apóstolo Pedro, que conviveu com Jesus, chamando a atenção dos cristãos para vinda do Mestre, previne os mesmos dizendo: "... nos últimos dias, virão escarnecedores (homens zombadores)... dizendo: Onde está a promessa?..."(2Pe. 3:3 e 4). Assim, nenhum estudioso da Escritura Sagrada ficará surpreso com tanto ceticismo no tocante à volta de Jesus: estamos "nos últimos dias", ou seja, no tempo do qual o discípulo de Cristo falou há muitos anos atrás. Mas o apóstolo continua discorrendo sobre aquilo que acredita que acontecerá nos instantes que antecedem o advento do Messias, o Rei dos Reis.

No capítulo 3, versículo 7 a 12 da referida carta ou epístola ele faz revelações esclarecedoras. Primeiro declara qual a sentença desse mundo tal qual o conhecemos (vers. 7,10 e 12), depois introduz mais informações a fim de eliminar com todas e quaisquer dúvidas a respeito do tempo, declara quais os motivos para a "demora" de Deus em cumprir Sua promessa (vers. 8 e 9). Em seguida, convida cada pessoa a escolher ficar do lado de Jesus, vivendo de maneira piedosa e santa, haja vista tais acontecimentos serem algo iminente (vers. 11 e 12).

Pedro é enfático e, por demais, transparente ao apresentar a urgência com que seus contemporâneos deveriam abraçar a mensagem que trazia. Tudo que temos, que vemos, todo império que os homens construíram será destruído pelo fogo(2Pedro 3:7 a 12). Ele brada: "... no dia de DEUS (até mesmo) os céus serão incendiados, desfeitos, e os elementos abrasados se derreterão" (vers. 12).

Devo confessar que durante muito tempo evitei pensar sobre esse assunto. Tremia só em pensar que tudo será destruído. Há tanta coisa bela no mundo apesar da maldade humana. Há pessoas tão boas. Conheço pessoas que se dizem cristãs que não lêem sobre o assunto, evitam falar sobre, e afirmam duvidar que os eventos acontecerão dessa forma. Elas esquecem que Deus não pode mentir, não muda e sempre cumpre suas promessas!(Malaquias 3:6).

Sabe, talvez nesse momento você também esteja com medo, preocupado (a), só que a carta de Pedro não fora escrita com essa intenção. Deus a enviou para nós para que soubéssemos o que acontecerá em breve e o que precisamos fazer para nos salvar. Salvar-nos do medo, das preocupações, da falta de esperança, da sensação de insegurança, das incertezas, do vazio, da culpa, da depressão. E mais para que soubéssemos de onde viemos e para onde iremos. Isso não é fantástico!?!

Eu não sei o que você tem ouvido por aí nem como tem vivido. Não sei como crer nem em que ou quem crer. Mas não tenho dúvida que Deus ama você, e é por esse motivo que estou aqui agora dedicando tempo e algum talento para escrever essas linhas. Para que sinta e saiba que não está sozinho(a), abandonado(a). Deus cuida de você. Ele te ama e não suporta mais te sofrer! E por isso virá buscá-lo(a) muito em breve. Não tenha medo! Prepare-se!(Amós 4:12).

O sofrimento e a dor não podem continuar reinando. Deus não suporta mais tanta corrupção e falta de amor; tanto descaso para com crianças e idosos; tanta intolerância para com mulheres, afro-descendentes, prostitutas e homossexuais. A injustiça e o ódio governam as ações humanas. Tornamos-nos animalescos, devassos, insubordinados e lascivos. Os relacionamentos se tornam cada vez menos duradores. O amor e o bem se tornaram obsoletos. Não há por que continuarmos vivendo num mundo no qual não podemos gozar daquilo que conquistamos a custo de muito trabalho e sofrimento.

Estamos atrás das grades, aprisionados em nossas próprias residências, nos escondemos atrás de nossos muros de concreto e portões de ferro; ocultamos a solidão e o pavor em nossas mentes depressivas e vazias de amor. Não restam dúvidas é chegada a hora de voltar para casa! Amigo(a), Ele (Jesus) vem buscar você. Você não precisa ser destruído(a) pelo fogo que Deus enviará à Terra para consumi-la inteira. Escolha hoje fazer parte do grupo ao qual o apóstolo Pedro se inclui quando no capítulo 3 versículo 13 afirma: "Nós, porém, segundo sua promessa, esperamos novos céus e nova terra, nos quais habita justiça". Esse é o futuro que o(a) aguarda. Mas você é livre para escolher.

Comecei o artigo falando de um folheto que falava sobre o Novo Mundo. A Bíblia está repleta de passagens que sustentam essa doce verdade. A maioria das igrejas evangélicas prega isso.As mentiras, todavia, vêm sempre mescladas com uma ou outra verdade. Uma verdade é que haverá um Novo Mundo: uma Nova Terra. Um futuro sem divórcios, fome, tráfico, pedofilia, guerras, morte, violência e dor. Isso é uma maravilhosa verdade bíblica, foi o próprio Deus que nos prometeu.

No entanto, a grande mentira que mesclam a tal verdade é afirmar que esse Novo Mundo ou "novos céus e nova terra", como diz Pedro, é este mundo onde vivemos. É uma mentira desmedida e demoníaca. Você não pode acreditar nessa pilhéria. Isso é mentira! Outra mentira é dizer que Jesus já voltou e vive entre nós. Perceba que o apostolo Pedro lista alguns fenômenos que aconteceriam quando na vinda de Cristo. Abaixo apresentarei apenas sete importantes fenômenos para ajudar você entender melhor:

1º 2Pe. 3:7 e 10 "os céus passarão com estrepitoso estrondo e... tudo que existe na terra será destruído".

Os céus foram destruídos? A Terra com o que nela existe, inclusive, animais, plantas e seres humanos maus foram destruídos? Acredito que nada disso aconteceu ainda. Não que eu saiba. Como pode Jesus já ter voltado?

2º 2Pe. 3:13 "... esperamos novos céus e nova terra nos quais habita justiça".

Eu pergunto ainda: há justiça no mundo no qual vivemos? Com certeza não. Pelo menos não é o que dizem os telejornais, os jornais e as revistas impressas, a internet etc. Basta olharmos rapidamente para o cenário político e veremos que não há justiça alguma habitando por aqui. Os semáforos e guetos também mostram que ainda há muita injustiça em nosso mundo. Esse mundo não é o que Jesus nos prometeu, pois aqui nossos queridos são vítimas de balas perdidas e morrem, jovens drogados invadem sítios e residências e matam seus indefesos moradores.

Vivemos num estado de constante insegurança, pois o diagnóstico médico nos roubam a paz, a morte nos aterroriza e nos arranca lágrimas. Não foi isso que o próprio Jesus nos prometeu. Ele nos afirma que na Nova Terra

"... enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram. E Aquele (DEUS) que está assentado no trono disse: Eis que faço nova todas as coisas. E acrescentou: Escreve, porque estas palavras são fiéis e verdadeiras." (Revelações/Apocalipse, 21:4 e 5).

Outros escritores bíblicos discorreram sobre o tema da volta de Cristo, permita-me apresentar alguns deles. Paulo de Tarso, um dos homens mais sábios de sua época, falando acerca do segundo advento do Filho de Deus disse:

"Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro; depois nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e assim, estaremos para sempre com o Senhor" (1Tessalonicenses, 4:14 e 15).

3º "mortos que morreram fiéis a Cristo ressuscitarão e juntos com os fiéis ainda vivos serão arrebatados".

Permita-me mais uma pergunta: você viu algum cristão que morreu ressuscitar? E um crente vivo ser arrebatado? E as duas coisas acontecerem simultaneamente também acho que não, não é? Então. Eu também não! Mas alguém pode dizer que não vimos porque aconteceu secretamente. Tudo bem, já que é assim por que a Bíblia fala que a "trombeta de Deus soará", e se um morto ouviu o que não dizer dos vivos? Certamente tem coisa errada nessa teoria também. Até por que...

4º Paulo diz: "depois nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e assim, estaremos para sempre com o Senhor" (1Tessalonicenses, 4:14 e 15)."

Perceba que ele, Paulo, usa as expressões "os vivos" depois "os que ficarmos". Não diz "alguns vivos" ou "alguns de nós", pelo contrário, afirma: "nós os vivos", e ratifica: "os que ficarmos", ou seja, aqueles que não passarem pela experiência da primeira morte na ocasião da vinda de Jesus, seremos todos, em um só momento e à vista de todos "arrebatados entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e assim, estaremos para sempre com o Senhor" (1Tessalonicenses, 4:14 e 15).

5º "e assim, estaremos para sempre com o Senhor" (1Tessalonicenses, 4:14 e 15).

Mas como estaremos para sempre com o Senhor se o folheto diz que Jesus já voltou, está andando por aí? Preciso revelar uma coisa: não sou pastor, nem cooperador, nem presbítero. Na verdade sou professor de língua portuguesa e literaturas de língua portuguesa. Penso que isso me dá certa vantagem no tocante à interpretação de texto. Fui treinado para fazer isso.

No entanto, há textos na Sagrada Escritura que fogem a tudo isso, vão além da sabedoria e do entendimento humanos. Porém o que fiz até aqui foi uma análise tal qual os textos se mostram. Porque não posso fazer uma interpretação particular dos mesmos. Não sem colocar vidas em risco. Não é minha opinião sobre o assunto é o que a Bíblia afirma na íntegra.

Mas deixe-me voltar ao assunto. Quando o apóstolo Paulo diz: "estaremos com o Senhor", ele elimina qualquer dúvida, pois somos nós que estaremos. Se fosse Ele que viesse viver conosco o texto diria mais ou menos assim: "o Senhor estará conosco". Por isso, se "nós iremos ao encontro do Senhor nos ares" isso prova cabalmente que Ele ainda não regressou à Terra, uma vez que ainda não fomos transformados encontrá-Lo nos ares.

Para concluir, deixe-me apresentar mais dois textos. Um está em Lucas 21:27. Lá encontramos o próprio Cristo dizendo o seguinte:

6º "Então verão vir o Filho do Homem (Cristo) vindo numa nuvem, com poder e grande glória" (Lc. 21:27).

Como uma pessoa como Jesus pode chegar aos Estados Unidos ou na Europa, Brasil ou Japão, por exemplo. Lugares nos quais os meios de comunicação evoluíram consideravelmente nos últimos anos e passar completamente despercebido por uma multidão de satélites e câmeras? Ainda mais se essa pessoa vier "com poder e grande glória"? Impossível, não acha? Principalmente se considerarmos o fato de que Ele quer revelar-se para seus amigos que O aguardam.

A outra jóia preciosa você poderá encontrá-la no livro de Apocalipse (Revelações) no capítulo 1:7. Esta será a sétima jóia sobre a volta do amado Jesus.

7º "Vede", diz João, outro discípulo de Jesus, "Ele – Cristo – vem com as nuvens e todo olho O verá, até mesmo os que o trespassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre Ele..."

Percebe a grande revelação: "Ele vem e TODO OLHO O VERÁ, até mesmo os que o trespassaram". Quando Jesus morreu, soldados furaram-lhe com lanças, antes disso zombaram dele, cuspiram e bateram em sua face. Isso aconteceu a mais de 2.000 anos, mas a Bíblia diz que ao Jesus surgir nas nuvens dos céus esses soldados estarão vivos para contemplar Sua Glória. Responda-me: você viu acontecer algo parecido com o descrito acima?

Caro(a) amigo(a), a menos que não haja mais cegos, paraplégicos, tetraplégicos, loucos, mendigos, prostituição e maltratadas prostitutas, drogas e miseráveis drogas, fome e famintos perambulando pelas vias públicas em busca de um naco de pão, Jesus não pode ter voltado. A volta de Cristo a este mundo será para nos libertar de uma vez por todas do pecado e de suas trágicas conseqüências, será ainda para por fim de uma vez por todas no grande conflito entre o bem e o mal. Mas nada disso teria sentido se o objetivo maior não fosse salvar você e a todos que ama. Jesus virá para você e por você.

Embora muitos disseminem falsas verdades – alguns por falta de conhecimento da Palavra – você precisa CRER na volta de Jesus e aceitá-Lo como seu Salvador e Senhor. Por enquanto, seu reino de paz e amor chegou apenas em nosso coração. Mas está bem perto o dia em que nosso Pai estabelecerá Seu Reino nesse mundo completamente restaurado e quando isso acontecer você precisará estar do lado certo. Pense nisso. O céu é real. Deus é real. Suas promessas são fiéis e igualmente reais.

Referência Bibliográfica

Todas as citações foram colhidas em:

A Bíblia Sagrada. Traduzida em português por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. 2 ed. Barueri – SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999. 896 p.