A segurança do carro é uma parte fundamental, sobretudo no caso de se sofrer um acidente de trânsito. De facto, diz-se que só o funcionamento correto dos airbags poderia reduzir para metade o número de mortos na estrada. Felizmente, nos últimos anos foram introduzidos numerosas modificações tecnológicas que ajudam a garantir quer a segurança do condutor, quer a dos passageiros que se encontram no veículo.  

O sistema de travagem: Um aspecto essencial para prevenir acidentes

Uma das ideias mais inovadoras no que se refere à segurança chega de uma empresa alemã que já se encontra a avaliar a eficácia de um sistema que integra os airbags, o ABS e o ESP. Na prática, este sistema assenta numa série de sensores que se instalariam no carro e que teriam a tarefa de determinar com precisão toda a dinâmica do impacto, a velocidade e a direção do embate em caso de acidente. Neste ponto, o carro

 não só se imobiliza, como ainda os airbags têm em consideração o peso da pessoa e a sua posição.

Esta ideia baseia-se num sistema anteriormente desenvolvido denominado “Secondary Collision Mitigation” que é capaz de detetar o impacto e de acionar de forma automática os travões para diminuir a velocidade do carro e minimizar a força de uma segunda colisão.  

Evidentemente que o ideal seria prevenir a colisão inicial. Neste sentido, outro fabricante de automóveis apresentou um projeto muito interessante no qual são instalados sensores na parte frontal e lateral do carro que serviriam para detetar um possível acidente. Desta forma, o carro imobilizar-se-ia de forma automática antes mesmo de se produzir a colisão. Este sistema em particular baseia-se no funcionamento de radares de perímetro capazes de detetar a presença de objetos e pessoas para avisar o condutor ou travar automaticamente.

Os primeiros passos em direção a um carro inteligente

Grande parte dos acidentes de trânsito que ocorrem quotidianamente deve-se a erros humanos, fundamentalmente porque o cansaço e a fadiga não permitem ao condutor atuar com a celeridade exigida pela situação. Por isso, um dos principais objetivos, no que respeita à segurança rodoviária, é criar um carro capaz de responder de forma rápida e eficaz perante este tipo de situações.  

São muitos os fabricantes de automóveis a trabalhar neste sentido. Por exemplo, atualmente está a desenvolver-se um sistema de observação de tráfego denominado de “Tecnologias de Adaptação e Cooperação para o Tráfego Inteligente”, cujo objetivo seria a deteção de todos os sinais de trânsito, veículos e inclusive peões para alertar o condutor ou até mesmo tomar a decisão mais adequada por si próprio.