A General Motors fechou uma parceria com a japonesa Teijin, que possibilitará a produção em larga escala de automóveis feitos com fibra de carbono.

Há tempos que a GM possui interesse em buscar novos tipos de material que possam ser utilizados em novos modelos. E agora, a empresa acaba de fechar um acordo com a Teijin (empresa japonesa especializada em fibras de carbono), possibilitando a fabricação de carros com este material. A fibra de carbono, é vista como um material caro, mas em compensação é um material mais forte e mais leve que o aço. A produção em larga escala será possível, pelo fato da Teijin dominar completamente esta tecnologia, sendo capaz de moldar o automóvel em menos de um minuto. Para moldar um veículo com a fibra tradicional, são necessários no mínimo 10 minutos. Isto significa que a fibra de carbono facilitará a produção do veículo, deixará o veículo mais resistente e mais leve.

Esta parceria entre as duas empresas irá permitir a produção em larga escala de veículos feitos com fibra de carbono. Segundo um diretor executivo da GM, esta parceria será uma revolução no jeito que a fibra de carbono é utilizada na indústria automotiva. No momento, a Teijin está buscando evoluir sua tecnologia, enquanto a GM está lutando para instalar o novo material em seus veículos o quanto antes.

Até agora a GM ainda não divulgou detalhes da transação e nem onde será instalado o centro técnico da Teijin nos Estados Unidos. A grande vantagem destes novos investimentos em materiais mais leves para os automóveis, é a grande economia em combustível, ajudando no bolso do condutor.

Segundo informações dos bastidores, o primeiro automóvel a ser produzido com a tal fibra de carbono, será o modelo 2014 do Corvette.

Equipe Gilson Pneus