Carros da Marca Hyundai e Kia: Esses Coreanos Entendem de Design e Projeto Automobilístico, deve-se valorizar isso, Brasileiros – 01\03\2012.

Tenho observado os lançamentos das marcas Hyundai e Kia, desde o ano de 2010, essas duas fabricantes tem dominado as inovações no desenho dos automóveis no Brasil, o que posso dizer mais: parabéns! Destacam-se as seguintes unidades produzidas – i30, Sonata, Elantra, Genesis e Veloster; já a Kia, com os modelos: Soul, Sportage, Rio e Picanto.

Quero avisar a Hyundai, que o projeto do carro i30-2012 e Hyundai hb Brasil estão excelentes, não é necessário alterações internas, além das realizadas usualmente, e não deverão ocorrer nenhuma mudança no design original externo de tais protótipos, sob risco de descaracterizar a suavidade e expressão com que atraem o olhar e admiração do público-alvo. Esses dois automóveis são um sucesso, já garantido, pois o brasileiro entende de diversidade e originalidade, até pela própria e múltipla beleza natural do país, despertando, com isso, um sentimento de curiosidade intensa pelo novo, pelo diferente; desse modo, entretanto, a crítica ao comum é frequente entre os consumidores brasileiros, em especial, ao que se refere a carros.

Alerta à Kia, o Soul deve melhorar o conforto e visual interno (o Citroen Aircross, design alto padrão, igualmente, porém tem tecnologia interna superior), o Kia Rio, está muito bom externamente, não devendo sofrer qualquer modificação; por outro lado, o Picanto-2012 há um problema de design, localizado na traseira do veículo, tal situação pode ser transformada de duas formas principais, no entanto, ambas, necessitarão modificar a tampa do porta-malas,  diante do possível fracasso das vendas, o detalhe a ser alterado é insignificante. As alterações poderão ser reveladas aos projetistas da marca. Caso não seja feita a modificação, o local a ser explorado com maior grau de vendagem será o nordeste brasileiro, pois as novidades automobilísticas são mais restritas por lá, na região Sul e Sudeste as alterações são necessárias. Prevejo a venda de 27% correspondente a dez mil carros em dois anos, em contrapartida, o potencial em 100%, segundo minha análise, seria de cem mil carros em dois anos para o Picanto-2012 alterado.

No New Fiesta, a suspensão traseira deve ser elevada e reforçada em 3cm, para melhorar o visual esportivo, porque dá a impressão de que o carro está com o porta-malas lotado (muito rebaixado na traseira), além disso, passando por qualquer buraco a traseira bate, inadmissível tal situação até em razão do simples conserto que poderá ser proporcionado ao carro, de resto, é uma “nave”, design adequado e sofisticado e motor de primeira qualidade.

Os carros da Volkswagen tem problemas diversos: o Gol G5, tem deficiência na suspensão, acabamento e preço, a meu ver; já o FOX tem consumo de combustível excessivo, suspensão e motorização (o modelo esportivo tem uma raposa bordada no estofamento, mas fiquei sabendo que o projeto é brasileiro e aqui é produzido, então, ainda que seja uma “bobagem”,  o animal a ser bordado, deveria ter sido: a jaguatirica, onça ou lobo guará, visto pelo que sei, raposa, não existe no Brasil, só nos Estados Unidos e Europa, me parece); ainda podemos mencionar, o POLO, que preocupa a suspensão, o preço da manutenção e a depreciação do valor do veículo. Em contrapartida, o design, tem um padrão e estilo definido, que consegue englobar boa parte dos consumidores.

A montadora GM realiza adaptações de novos instrumentos em carros que em menos de seis meses serão substituídos, é o caso do Corsa 2012, que apesar de ser um carro muito bom para o que propõe, sairá de linha com o novo modelo em 2013, além disso, o Celta, o mais popular da GM, tem bom motor, mas é todo manual, ou seja, poucos opcionais. A maior parte do design dos carros está ultrapassada. O veículos da Fiat, são frágeis e sem graça, tanto é verdade que o Mille ainda não saiu de produção e venda, este é o melhor dos populares, porém com desenho obsoleto. A Toyota lançou o Prirus, no entanto, não é um design original, não fará sucesso pelo preço e as linhas retas em excesso que o caracteriza.

Desse modo, vê-se que as montadoras tem realizado muitas mudanças e adaptações inadequadas, na maioria por economia, sem conseguirem investir em carros com personalidade própria e característica marcante, o que é o mais prazeroso e fácil na criação de protótipos exclusivos de cada montadora, mas que tornou-se extremamente difícil atualmente, ainda que com o maior auxílio dos softwares e estudos.

Não posso encerrar sem comentar dos carros da Audi, sem atrativos e sem graça, bem como os carros da BMW, sem criatividade e inovação, o único elegante da marca é o conversível Z4, o resto é comum demais.

Os automóveis chineses da JAC MOTORS tem uma qualidade, são completos, isto é, no mínimo com direção hidráulica e ar condicionado, fico na dúvida se eles não sabiam que estes dois elementos são vendidos como opcionais no Brasil, de qualquer forma estão de parabéns, até porque caso agissem diferente disso, teriam muita dificuldade na implantação da marca no Brasil, devido a atual concorrência. Aliás, as montadoras brasileiras ainda continuam vendendo automóveis com esses dois itens mencionados como opcionais, bem como os freios ABS, entretanto, as melhores montadoras nem utilizam mais direção hidráulica, mas elétrica atualmente. É uma barbaridade esse fato. A qualidade do veículo deverá ser avaliada por cada consumidor individualmente.   

Os partidos políticos até hoje dão incentivos fiscais para as montadoras e isenção de tributos, mas não cobram delas, por lei, o mínimo que um carro deve possuir, ou seja: direção hidráulica, ar condicionado e freios ABS, além das garantias de motor, suspensão e acabamento. Desse modo, não se conseguirá definir o padrão básico de um automóvel produzido ou importado para o Brasil, o que vem acarretando problemas, de todos os tipos, para os consumidores brasileiros e para o desenvolvimento do país, porque qualquer espécie da carro pode ser comercializada no país, acarretando em perdas econômicas na arrecadação de impostos e na consolidação das marcas automobilísticas qualificadas.

Se esse problema do “padrão mínimo” dos carros não for corrigido legislativamente, o mais rápido possível, ocorrerá um abalo na sustentabilidade das empresas, tanto é verdade que o governo tem liberado constantemente privilégios, como o caso do IPI zero, evitando demissões dos operários das fábricas, diminuição da produção e perda de vendas. Esse tratamento diferenciado deve ser concedido somente e exclusivamente para as empresas com fabricas e unidades produzidas no Brasil, caso contrário, ocorrerá um desequilíbrio no mercado interno, uma vez que a produção automobilística do exterior segue a legislação de seu pais de origem, que tem modos e custos de produção extremamente diferentes, esse fato não diminui o preço do veiculo pela maior concorrência, mas age em sentido contrário, aumenta os preços e os custos de produção.

O peugeot 207, parece adaptado na traseira com o antigo 206 e a frente com o modelo europeu, achei esquisito. A Nissan acertou com o March, no acabamento e conforto, não sei sobre o consumo, pois não gosto de carro 1.6 16v, acho melhor os 8v, mais econômicos, mas os adquirentes devem perguntar na compra. O carro Smart é o futuro, mas pode ter um porta-malas aberto pelo lado de fora do véculo localizando-se abaixo dos bancos,com espaço suficiente para duas malas médias.

O futuro dos automóveis serão os triciclos e quadriciclos com capota e dois lugares, com distribuição dos assentos um atrás do outro, motorista e carona, com porta-malas, direção hidráulica, ar condicionado e limpador de vidros. Os parachoques retornaram a ser de metal banhado contra ferrugem.

O modelo de carro, deveria ser incentivado pelo Estado por meio da abertura de uma empresa publica brasileira,ou uma parceria, para o desenvolvimento de carros, com os opcionais mínimos que um automóvel deve possuir, com produção limitada por ano e sob encomenda para regular a qualidade “padrão” no pais, pois os carros, hoje em dia, apresentam problemas de toda ordem, isto é, ou o defeito está no acabamento, ou no motor, ou suspensão, ou peças de reposição,ou no consumo, não há um veículo que seja completo em todos estes itens. Que saudade da GURGEL e dos automóveis Russos, aqueles com motor muito bom e com revestimento em vibra de vidro, não enferrujavam, estes com duração padrão de 25 anos, um vizinho meu, em pleno 2004, tinha uma caminhonete russa, no qual as peças não eram mais produzidas, mas o carro não estragava.

É necessário mencionar que os veículos leves (até 2 lugares) terão destaque sobre os demais, além disso os veículos de transporte coletivos receberão maiores investimentos. Isso se deve ao fato de que os automóveis de cinco lugares não são muito úteis e são caros, até porque é fácil perceber, que a grande maioria destes automóveis são ocupados por uma única pessoa ou no máximo por duas, os bancos de trás não são ocupados, e muito menos os porta-malas, a não ser para o transporte de compras realizadas semanalmente e viagens, qualquer tipo de bens e objetos podem ser transportados com porta-malas médios para pequenos, com projeto de ocupação de espaço eficiente.