A principal vantagem em comprar um carro novo é que durante os seus primeiros anos de vida não temos de nos preocupar com as peças auto. Na verdade, a normativa europeia exige que os carros façam a sua primeira inspeção técnica aos quatro anos, um período depois do qual os diferentes componentes mecânicos começam a apresentar desgaste.   

Os travões e os pneus: As peças chave para a segurança

A partir dos quatro anos, a inspeção técnica realiza-se bianualmente. No entanto, é imprescindível que cada condutor faça a revisão do seu carro com mais frequência, já que desta forma vai assegurar a minimização de todos os riscos que se escondem nas pequenas avarias e desgaste a que as peças auto frequentemente são submetidas. 

O sistema de travagem é um dos aspectos mais delicados e importantes do carro, daí que deva ser examinado com regularidade. Deve certificar-se que o nível do líquido dos travões é o adequado e que não existe desgaste nas pastilhas e nos discos. Se costuma conduzir em estradas de montanha ou em centros urbanos, então deverá examinar todo o sistema com mais assiduidade.

Os pneus são outro aspecto fundamental quando se menciona a segurança na estrada. De facto, mais de metade dos acidentes ocorre devido a anomalias ou desgaste nos mesmos. Por fim, um bom hábito é verificar a profundidade da banda de rodagem, assim como certificar-se de que não existe um desgaste desigual nos pneus antes de empreender uma viagem longa. 

Pequenas avarias que causam grandes problemas

Nos carros com mais de cinco anos existem outras peças auto que também estão submetidas a uma certa deterioração. Tal é o caso das velas e dos filtros de ar e óleo. Além disso, também é essencial verificar com frequência os níveis de óleo do motor e o líquido do circuito de refrigeração, já que uma pequena fuga pode provocar danos irreparáveis ao motor. 

Da mesma forma, deverá certificar-se de que as luzes acendem adequadamente, sobretudo os faróis traseiros, cujo funcionamento normalmente passa despercebido. Recorde que deve viajar sempre com um kit de lâmpadas sobresselentes no carro. Aos cinco anos, a bateria do seu carro e os amortecedores podem diminuir a sua performance, daí ser recomendável mantê-los sob supervisão constante.

Quando chegue o momento de trocar algumas destas peças auto, o mais recomendável é substituí-las por peças originais. Sem dúvida de que não se trata da opção mais económica mas antes da mais rentável a longo prazo. Além disso, isso vai proporcionar-lhe uma maior segurança que as peças auto em segunda mão ou as peças auto adaptadas.