GolCom 30 anos de existência e história o carro Gol da Volkswagen é ainda um dos veículos vendidos e amados no Brasil. Passou por diversas transformações até chegar ao modelo atual. Lançado em 1980 foi projeto e desenvolvido totalmente no Brasil, no total já foram fabricados mais de seis milhões de unidades, onde cinco milhões foram vendidos no Brasil.

Hoje ele é comercializado em mais de 50 países, sendo alguns das Américas, Ásia, Oriente Médio. É o modelo mais exportado da história do país. Foi criado para ser o sucessor do Fusca e enfrentar outros veículos com projetos mais modernos na época como Fiat 147 e Chevrolet Chevette. Os veículos produzidos pela matriz Alemã não atendia as necessidades do mercado brasileiro, e assim o departamento de engenharia local se emprenhou em construir um carro resistente e ideal para população local.

Gerações

Em sua primeira versão lançada em 1980, era vendido apenas com um motor 1.3 refrigerado a ar movido a gasolina ou álcool. Nove anos depois, a Volkswagen lançou uma nova versão o Gol GTI, primeiro automóvel brasileiro a possui injeção eletrônica. A primeira reestilização da primeira geração aconteceu em 1987, ele ganhou uma frente levemente mais baixa com capô redesenhado.

Em 1991 ele sofre a segunda reestilização ganhando dianteira, faróis e lanternas dianteiras mais estreitas. A segunda geração do gol chegou em 1994, conhecido como “Gol Bolinha”, sua carroceria foi totalmente renovada, apresentou linhas redondas, sua plataforma, no entanto permaneceu quase a mesma. Foi o primeiro carro brasileiro equipado com motor 1.0 16V  turbo em 2000, e o primeiro biocombustível em 2003.

O Gol Bola ganhou duas reestilizações ao longo de sua existência, a primeira em 1999, ganhando o nome de Geração 3 (G3). A segunda reestilização foi em 2006, ganhando novas dianteiras, traseiras e um painel renovado. Esta segunda reestilização deu ao gol o nome comercial de Geração 4 (G4).

A terceira geração, conhecida como G5, foi lançada em 2008, ele teve suas características internas e externas totalmente renovadas, com modificações visíveis em relação a sua versão anterior sua plataforma passou a mesma do Polo e Fox.  Em 2009 ele ganhou uma versão automatizada, com o nome de I-Motion.