O Carnaval de Recife e Olinda tem cheiro de felicidade, encanto e satisfação. Os foliões que colorem o ambiente com suas fantasias, experimentando as sensações fervorosas dessa grande festa feita pelo povo, para o povo, a traduzir a beleza desses pólos culturais revelando autenticidade.
É interessante destacar também que o carnaval pernambucano, além de ser rico em detalhes e em cultura, é o carnaval mais democrático, pois na mesma roda pode se ver pessoas de diferentes classes sociais, ricos e pobres que dividem o mesmo espaço deixando as diferenças e preconceitos de raça, religião e sexualidade de lado, fazendo com que o carnaval se torne cada vez mais disputado. <
a href="http://www.galodamadrugada.org.br/">O Galo da Madrugada, que sai todo sábado de carnaval do bairro de São José, um dos bairros do centro da cidade, começa em frente ao Forte das Cinco Pontas, passando pela Avenida Dantas Barreto, Praça Sérgio Loreto, Rua da Concórdia (via mais estreita), e terminando na Avenida Guararapes. Além do Galo da Madrugada, acontecem muitas outras atrações, como o Corredor do frevo, Polos das agremiações, Das Fantasias, Carnaval Infantil, Das Tradições, De Todos os Frevos, De Todos os Ritmos, Mangue, Rec Beat, Recife Multicultural, descentralizados, entre outros. A organização ainda propõe projetos especiais como a frevioca, Lambe-lambe, Caras do Recife, projetos sociais, Momomóvel e Mais vida.
Durante o carnaval diversos serviços são oferecidos pelas Prefeituras, como por exemplo, central multicultural, postos de saúde e segurança, trânsito, transporte especial, e muitos outros que podem ser conferidos no portal www.programacaocarnavalrecife.com.br que todo ano disponibiliza toda a programação do Carnaval em Pernambuco, em conjunto com a Agenda Recife.
Já em Olinda, a festa é muito conhecida pelos desfiles dos Bonecos Gigantes. Com mais de dois metros de altura, os bonecos saem pelas ladeiras da cidade levando alegria aos foliões que ali se encontram. Há também blocos de rua e troças, que percorrem as ruas embalados pelo ritmo contagiante que é o frevo.
Democratização como característica principal, faz destes dois lugares um ponto de encontro de pessoas de vários lugares, a fim de se divertirem e terem boas recordações.