Tem-se falado, e muito, sobre os CARGOS COMISSIONADOS nas diversas esferas governamentais. Afinal, isto é bom ou é ruim para o país?
Como tudo na vida: depende.
Considero os cargos comissionados, entre muitos outros, um dos sustentáculos da democracia, juntamente com o direito de votar e ser votado, liberdade irrestrita de imprensa e a necessária alternância de poder.

Quando se tem um DEMOCRACIA plena, grupos ideológicos degladiam-se para a tomada ou permanência no poder. Quando um grupo de uma determinada ideologia é eleito, nem vou entrar aqui no mérito de esquerda, direita, centro e todas as suas nuances, este grupo tem por obrigação cumprir aquilo que ofereceu (prometeu) à sociedade em troca do seu voto de confiança.

Para que possa cumprir, o grupo vencedor insere seus membros ou correligionários, dentro dos diversos órgãos governamentais com o intuito de implantar aquele programa oferecido nas eleições. São os "cargos em comissão" ou "cargo em confiança".

Estes membros, juntamente com o corpo técnico (funcionários de carreira, ou efetivo, do serviço público) irão analisar, planejar e implantar, ou não, o programa apresentado pelo grupo vencedor, que, "a priori" foi o que a sociedade aprovou nas urnas.
Este tipo de função "em comissão" ou "de confiança" é de fundamental importância para a implantação dos pensamentos do grupo vencedor.

Por outro lado, o desvirtuamento dos "cargos em comissão" gerou uma ojeriza estupenda por parte da sociedade, simbolizando-o como funcionário que não presta os devidos serviços pelo qual é remunerado e, as vezes, até mesmo "criando dificuldades para vender facilidades". São os chamados corruptos. Mas, ao mesmo tempo que não podemos condenar toda a medicina, segurança ou a educação pelo erro de um médico, policial ou professor, é totalmente injusto condenar todos os cargos em comissão em função de desvios de alguns de seus ocupantes.
Não estou defendendo os desviados. Contrariamente a isto, creio que devam ser exemplarmente punidos. Na mais dura forma que a lei permitir.

A impunidade destes desviados incentiva o desvio dos demais funcionários.

A sociedade brasileira, de forma geral, tem conseguido punir um ou outro desviado mas, o que realmente grassa é a impunidade, apesar, também, de todos os esforços envidados pelos poderes formais constituídos.

Mudanças à vista? Só com a participação ativa de todos os brasileiros.
Sem descanso! Ininterruptamente.
Só assim poderemos almejar uma nação melhor para nossos filhos e netos.
Uma nação mais humana, solidária, compartilhadora e justa!