Dentre as diversas dietas que existem e que prometem emagrecer uma das mais famosas atualmente e da proteína, que é feita por determinado período de tempo, tendo como base o consumo restrito de alimentos que possuem este nutriente em suas composições. É importante ressaltar que a dieta da proteína deve ser seguida pro quem perder peso e aumentar o volume da massa muscular, pois além de eliminar as gorduras a substância também auxilia no desenvolvimento dos músculos. 

Em primeiro lugar para dar início à dieta da proteína é preciso passar uma análise médica, onde este profissional irá verificar se o corpo da pessoa pode receber durante tempo somente este elemento, a partir deste dado também pode-se definir o período em que a dieta será realizada. Não se deve fazer refeições somente com proteína permanentemente, pois o organismo sentirá falta de outros nutrientes que são importantes para o seu desenvolvimento. 

Para não errar na hora de seguir a dieta é necessário montar um cardápio, sempre tentando fazer refeições balanceadas. Outra dica importante é não pular refeições, mas sim comer a cada três horas, consumindo pequenas porções de alimentos protéicos. 

No café da manhã é indicado optar por alimentos que forneçam energia para a pessoa ter disposição para realizar as suas atividades como, por exemplo, ovos mexidos ou cozidos, presunto ou queijo em cubos e suco natural de frutas. Já no almoço pode-se ingerir bife grelhado com salda de alface e tomate, dessa maneira acrescenta-se no cardápio fibras que ajudam a acelerar o metabolismo. 

Já no lanche da tarde recomenda-se comer alimentos bem leves como, por exemplo, mousse de gelatina ou gelatina diet, queijo em cubos, guaraná, chá mate ou iogurte. Por fim, o jantar precisa ser uma refeição balanceada, neste caso pode-se comer salada de pepino, carne branca grelhada e suco de fruta natural sem adição de açúcar ou adoçante.