O conto os “Assassinos” de Ernest Hemingway é uma história que se inicia com a chegada de dois personagens em uma pequena cidade que não é deles, vindo para matar um homem que não conheciam, o conto em si é um diálogo, onde a conversa entre dois ou mais personagem é a principal ferramenta de caracterização.

            Os principais personagens Al e Max descritos pelo escritor Hemingway são pessoas de personalidade muito fortes, onde a masculinidade é intrigante no diálogo, a falta de educação, o modo e maneira como os dois personagens falam e tratam as pessoas são bem diferenciadas da vida cotidiana em que a sociedade vive. Pois a época em que a história se passa a proibição do álcool na pequena cidade, era controlada.

Percebe-se que durante todo o diálogo o naturalismo e a maneira de Hemingway do que ele conhecia e tinha observado dá-se um clima de suspense e mistério onde não se sabe se tudo o que aconteceu ou aconteceria no conto era fato ou se trataria de um destino.

A história contada é objetiva nos ponto de vista dos leitores, pois em nenhum momento nota-se nenhuma palavra que trate de qualquer sentimento, os personagens vivem e giram em torno do mal em que se passa.

Conforme a história avança segundo Hemingway a simples conversa conduz a violência que está escondida em toda a narrativa, os personagens inicia sua jornada mais pela conversa do que pela ação, e no texto existe  características de assassinos em que o leitor pode notar em toda história que aconteça um crime,  segundo está citação.

Os dois homens comeram sem tirar as luvas. George observava-os comer.

- O que você está espiando? – Max olhou para George.

- Nada.

- Nada, uma ova. Você estava era me espiando. (Hemingway, pg,56)

            Nota-se que os assassinos observam cada detalhe, mas não imaginam que também estão sendo observados, o dono da lanchonete percebe que algo de muito estranho está acontecendo, pois os dois personagens que entram naquele ambiente nunca foram vistos na cidade, e que ao falar com quem quer que seja são pessoas muito autoritárias e que parecem não temer diante de qualquer situação, pelo contrário, fazem uso de humilhações e usam de seus poderes para tirar sarro e zombar o dono do ambiente, dando ordens de que o cozinheiro deve sair do local.

A procura do personagem Ole Andreson para prestar conta no conto, deixa- nos claro que algo sério aconteceu, mas que nós leitores não descobrimos logo de imediato, existe no conto muito suspense e ao terminar o conto não se consegue ter uma certeza do que se trata toda aquela situação, os personagens suspeitam de que tenha acontecida uma morte ou traição, mas o texto termina com todo esse suspense e nos deixa muitas dúvidas. Pois nos relata que somente o personagem Ole Andreson sabia que toda aquela situação um dia ia acontecer, mesmo depois de anos e anos alguém lhe procuraria para prestar contas. E Que não adiantaria ficar fugindo, estava cansado de toda aquela situação, de viver fugindo, mas que era ciente de que tinha algo a pagar e que mais cedo ou mais tarde ele iria fazer isso, percebe-se também o quanto era passivo e como se mantinha calmo o que caracterizava o personagem.

 

Bibliografia

HEMINGWAY, Ernest. "Os Assassinos". In: As Aventuras de Nick Adams. Trad.: Hélio Pólvora. São Cristovão: Artenova, s/d, pp. 54-63.