AMBIENTE ONDE É ENCONTRADA E PORTE

A macambira vegeta nas caatingas secas dos sertões do nordeste desde a Bahia ao Piauí.
Pode-se dizer que, em terrenos de caatinga, nos divisores de água, em quase todos os municípios das zonas centro-oeste e leste do estado do ceara se registra ocorrência de macambira.
O porte da macambira (Bromelia laciniosa) e bastante variado entre as espécies. As variedades de tamanho estão condicionadas a fatores diversos ? clima, solo e variedades de plantas.

DISCRIÇÃO BOTÂNICA (RAIZ, CAULE, FOLHA, FLOR, FRUTO).

Raiz
As raízes são finas, fasciculadas e emergem da parte do caule que penetra no solo. Este mede aproximadamente 4 cm de comprimento por 3 cm de diâmetro, tem constituição rizomática e nele se prendem as folhas mais velhas, as quais, nas plantas adultas, são reduzidas à base dilateral, caducas e facilmente destacáveis.
Tem raiz tipo fasciculada e, por conta dessa característica pode ser utilizada no combate a erosão.

Caule
O caule, de forma cilíndrica, compreende em toda a sua extensão o prato, o miolo e o mangará ou eixo terminal, através do qual emerge a ráquis ou escapo floral, na maturidade. Do ponto de inserção das raízes ao ápice mede de 10 a 20 cm, com diâmetro de 3 a 5 cm. Podendo variar conforme o solo e clima.

Folhas
As folhas são constituídas de duas partes distintas ? base dilatada e limbo ? e se distribuem em torno do caule em verticilos de quatro folhas, opostas duas a duas. Ao número de folhas varia com a idade da macambira e outros fatores de ordem ecológica. O tamanho das folhas e sua coloração é também função do meio ate certo limite. Foram encontradas folhas cujo tamanho estava compreendido entre 0,70 a 1,20 m de comprimento.
Base dilatada ? Na base, a folha se dilata, formando uma concha cordiforme que se liga diretamente no caule. Esta por sua vez, quer na face externa ? convexa, quer na face interna ? côncava, voltada para o caule, consta de duas partes distintas: uma castanoho-glabra, lustrosa e outra castanho-clara densamente tomentosa e espinecente nos bordos. É na parte castanha glabra, lustrosa que se encontra mais abundante a substância amilácea. No ponto da inserção no caule a concha mede de 7 a 12 cm de largura com uma espessura de 2 a 3 mm.