Todos os tipos de tubarões partilham certas características entre si, no entanto existem alguns que podem ser peculiares senão mesmo únicos. Por exemplo, já alguma vez pensou como é que os especialistas encontram os tubarões envolvidos em ataques a humanos?

A forma e o tamanho dos dentes do tubarão são praticamente como impressões digitais. Enquanto o grande tubarão branco tem dentes grandes, triangulares e com reentrâncias, o tubarão tigre tem dentes quase idênticos mas que são mais pequenos e fortes em forma de gancho capaz de esmagarem presas de casca-dura como tartarugas e crustáceos.

Outra característica especial ou recurso de certos tipos de tubarões é o facto de que, ao contrário da maioria dos tubarões, o tubarão-touro, o tubarão enfermeira e o tubarão limão não precisam de se manter em movimento contínuo para respirarem. De facto, enquanto descansam no fundo do oceano, eles conseguem respiram abrindo e fechando a boca o que faz a água ser bombeada e passar-lhes pelas guelras.

Também existem algumas características especiais em alguns tipos de tubarão tais como o método de reprodução. Por exemplo, nem todos os tubarões dão à luz da mesma forma. Algumas espécies, como o tubarão Esqualo, são ovíparos o que significa que põe ovos e que assim que os ovos chocam as crias têm de começar a aprender a defenderem-se.

Também à outras espécies de tubarões como o tubarão touro que são vivíparos. Isto significa que a cria nasce viva e que se desenvolveu dentro do útero da mãe e foi alimentada por uma placenta num processo semelhante ao dos mamíferos.

Como pode ver existem várias características especiais que alguns tipos de tubarão têm. Enquanto cada uma das espécies tem uma aparência e comportamento diferente, os diferentes tipos podem vir da mesma árvore genealógica e no entanto terem um traço genético único.