Muitas vezes, quando precisamos realizar uma mudança (seja ela residencial ou comercial), ficamos na dúvida: como procurar por uma boa empresa? Afinal, são várias as opções e, na maioria das vezes, acabamos escolhendo aquela que oferece o menor preço. Mas isso basta?

Não exatamente. A procura por uma boa empresa de mudanças requer a observação de uma série de fatores – muitas vezes bem mais importantes do que simplesmente o valor que informaram. Vamos dar uma olhada em alguns deles.

Quem me disse foi...

O quem me disse é uma boa forma de começar a procurar. Sempre temos alguns nomes de empresas de mudanças em mente e é interessante procurar entre pessoas conhecidas que se mudaram mais recentemente sobre qual empresa contrataram e o por que. Essas pessoas poderão dar dicas valiosas sobre o que acharam do serviço, do orçamento, etc.

Esse é o famoso “Q.I.”, ou “quem indica”. É a melhor propaganda de todas para qualquer empresa que se preze. Uma propaganda em rádio, na TV ou via internet é eficiente para conhecermos o nome da empresa, seu endereço e seus dados de contato, mas quem vai divulgar a QUALIDADE da empresa serão sempre seus clientes. Você já deve, inclusive, ter ouvido aquela máxima que diz “quem gosta de um serviço espalha pra uma ou duas pessoas, mas quem não gosta, espalha pra quinze”. Parece injusto, não? Mas é exatamente isso o que acontece. Um cliente satisfeito indicará a empresa para todos que lhe pedirem uma sugestão – por outro lado, um cliente insatisfeito nem esperará que venham lhe pedir sugestões: ele mesmo vai cantarolar a má qualidade do serviço que recebeu aos quatro ventos sem parcimônia, nem piedade. E em tempos de redes sociais inflamadas, essa má fama se forma da noite para o dia.

Por isso, procurar a opinião de conhecidos que contrataram uma empresa de mudanças há pouco tempo é uma das maiores garantias para você acertar na contratação. Porém é uma boa idéia você pesar as opiniões que escutar quando forem conflitantes sobre a mesma empresa (por exemplo, um amigo detestou o serviço mas um parente o recomenda de olhos fechados). O motivo de um desagrado pode ser frívolo, e o motivo do agrado pode se basear num momento de grande euforia emocional – daquele tipo em que nada de ruim que aconteça no dia vai desagradar a pessoa, sabe? Então, ouça as opiniões e pese-as de acordo com o SEU modo de pensar. Não acate o que ouvir sem pensar a respeito.

Nem sempre o mais barato é a melhor idéia

Procure deixar de lado a idéia de contratar só pelo preço. Empresas de mudanças de menor orçamento nem sempre tem os funcionários mais bem treinados – mesmo porque, com a pouca entrada de dinheiro no orçamento, como mantê-los adequadamente treinados?

“Mas faz diferença?” Muita! Imagine uma pessoa despreparada carregando sua caixa de louças e cristais de qualquer jeito, sem cuidado algum, mesmo com uma legenda “FRÁGIL”escrita em letras garrafais na caixa? E é muito improvável que esse funcionário vá se responsabilizar por eventuais danos, mesmo se ficar comprovado que o dano foi provocado por ele. É dor de cabeça garantida.

Novamente, as empresas de orçamento mais baixo muitas vezes nem contam com funcionários fixos. Muitas vezes o motorista do caminhão chama alguns conhecidos para o serviço, oferecendo-lhes um valor qualquer pela “mãozinha”. Sim, são pessoas despreparadas e que, dependendo do dia e do horário da mudança, podem estar inclusive alcoolizadas! Ai, meus eletrodomésticos...

Mas isso não é uma constante. Muitas empresas de mudanças de fato têm uma equipe própria e bastante responsável e que, simplesmente, cobram um valor mais baixo. É aí que entra, novamente, o Q.I.

Procure saber se alguém de seu círculo de parentes e amigos já contratou essa empresa e se foi uma boa experiência. Se tiver sido, ótimo! Uma boa equipe, um bom preço... é a melhor combinação de todas!