CARACTERÍSTICAS DE UM INTERCESSOR

Todos os filhos de Deus são chamados a interceder ante a face do Senhor. Entretanto me parece que alguns cristãos possuem uma capacidade especial que os leva, de forma sistemática, a orar por longos períodos diferentemente de outros cristãos. Nesses anos trabalhando no Ministério de intercessão, tenho descoberto muitas irmãs e irmãos com o "dom da intercessão". Dom da intercessão? Você pode está se perguntando, e eu lhe digo com toda convicção de que há pessoas possuidoras desse precioso dom. Em 1989, conheci uma senhora de 86 anos que orava 8 horas por dia em prol do avivamento de sua Igreja. Durante anos, ela amanhecia o dia orando por sua denominação que estava morta espiritualmente e desacreditada na Comunidade. Em novembro de 1989, ano de sua morte, fui chamado para trabalhar nessa Igreja decadente (o seu Templo estava fechado, porque um irmão da igreja havia assassinado a sua esposa com uma estaca. Esse caso foi manchete nos principais jornais de Manaus). Foi naquela Igreja que Deus pôs a irmã Maria como uma guerreira de oração. Muitos irmãos me testemunharam da vida de oração que ela possuía. Quando Deus começou a derramar o Avivamento naquela Igreja morta e desacreditada, lembrei-me das orações daquela serva de Deus que partira para estar na presença do seu Senhor. Um irmão antigo da Igreja, disse-me: "Pastor! O que está acontecendo é um milagre, pois fazia 5 anos que ninguém se convertia na nossa Igreja, e 8 que não havia um batismo no Espírito Santo!". Ao ouvir estas palavras da boca daquele irmão, disse-lhe: "Não me agradeça por nada, mas glorifique a Deus pela vida da irmã Maria que derramou o seu coração perante o Pai por esta Igreja. Provavelmente eu estou aqui em resposta de suas orações intercessórias! Tudo que está acontecendo, hoje, no seio desta Igreja é fruto das horas de intercessão de nossa saudosa irmã Maria!". Durante esses anos, trabalhando no Ministério de oração, tenho conhecido pessoas da estirpe da irmã Maria Botelho. Estou convencido de que existe o "DOM DA INTERCESSÃO".
Mas quais são as características de um intercessor desse quilate? Vamos analisar cada uma dessas características, pois Deus poderá despertar em você esse EXTRAORDINÁRIO DOM DA INTERCESSÃO.

Persistência

Todos que oram devem possuir esta virtude, pois a oração exige persistência. Entretanto, os que têm o dom da intercessão vivem uma vida de persistência em oração intercessória. Comentando as milhares de respostas rápidas às suas orações, George Muller, o apóstolo da oração, disse: "Alguém poderia supor que todas as minhas orações foram... prontamente respondidas. Não. Nem todas. As vezes, precisei esperar semanas, meses, ou anos; às vezes, muitos anos. Durante as primeiras 6 semanas do ano de 1855, ouvi a respeito de 6 pessoas, pelas quais eu estivera orando por muito tempo. Por uma delas, orei entre 2 e 3 anos; por outra, orei entre 3 e 4 anos; por outra, cerca de 7 anos; pela quarta pessoa, 10 anos; pela quinta, cerca de 15 anos; e pela sexta, por mais 20 anos". Isso é que é persistência! Aquela irmã que passou vários anos orando 8 horas por dia pedindo avivamento para sua Igreja também é um grande exemplo de persistência. Esta característica é marca registrada na vida daqueles que são chamados ao EXTRAORDINÁRIO MINISTÉRIO DA INTERCESSÃO!

Fome pela Oração

Um intercessor sente a necessidade de orar da mesma maneira que sente fome por alimento. A oração para ele é vital da mesma maneira que a comida é para o seu corpo, e o ar é para os seus pulmões. Todas as pessoas que conheci envolvidas diretamente no ministério de intercessão, eram famintas pela oração. Há um homem na história dos heróis da fé que me inspira a orar, pois sua fome pela oração era algo sobrenatural, o seu nome era João Hyde, cognominado de "o Homem que orava". A sua biografia já foi lida por milhões de filhos de Deus; eu a li 5 vezes em jejum e oração. Mas o que é que João Hyde tinha de especial? Uma sede imensurável e uma fome insaciável pela oração. Os seus biógrafos dizem que Hyde não orava, mas vivia permanentemente em oração; ele passava noites e mais noites em vigílias de oração intercessória em prol da Índia. Uma missionária anônima escreveu o seguinte a respeito dele: "Alguns dos que viviam com ele (João Hyde) reconheciam que Deus o escolhera e o separara para ser "vigia". Ele viveu, durante tanto tempo, tão perto de Jeová, que podia ouvir a sua voz e receber ordens diretamente d?Ele acerca de tudo, mesmo para saber quando devia vigiar e orar e quando devia dormir... orava noites inteiras, dias a fio, em resposta à sua chamada e Deus até lhe tirava o sono, para que tivesse o privilégio e a honra de vigiar com Ele sobre os negócios do seu reino". Antes de ler sobre a vida de oração desse homem de Deus eu achava que era um "homem de intercessão" por orar duas horas por dia, mas quando terminei de lê-la fiquei envergonhado diante de Deus, e tive que lhe confessar: "Pai, perdoa-me pelo orgulho mórbido do meu coração, pois me mostraste por meio deste livro quanto oro pouco ou quase nada. Entretanto, concede-me apenas a oportunidade de ser, diante de tua face, alguém que te busca com sinceridade. Amém!".
Ser cheios do Espírito

Só uma pessoa cheia do Espírito pode suportar o "peso" da oração de intercessão. "Peso"? Talvez essa palavra lhe pareça estranha, mas não é para aqueles que estão familiarizados com a intercessão. Todos os que vivem uma vida permanente de intercessão já sentiram e sempre estão sentido o "peso" da oração de intercessão (Falaremos sobre esse assunto posteriormente). Portanto, todos os que possuem o Ministério de intercessão são cheios do Espírito de Deus. Nós que também somos chamados a interceder precisamos ser cheios do Espírito!




Possui uma Visão Profética

Simeão, quando segurou o menino Jesus em seu colo, enxergou a realidade de Cristo mais do que a própria Mãe d?Ele e do que o pai adotivo (Lc.2:25-39). Por quê? Porque ele era um intercessor, pois passara muitas horas e dias jejuando e orando sobre a vinda do Messias. E Deus permitiu que ele vivesse até ver a resposta de suas orações intercessórias. Todos os envolvidos no ministério de intercessão possuem UMA VISÃO PROFÉTICA das coisas que estão para acontecer e das que estão acontecendo. O Senhor faz questão de nos fazer participantes de sua "ótica profética", pois intercessão inclui nossa participação na realização dos planos e propósitos de Deus. Isso me faz lembrar das célebres palavras do Paul Y. Cho: "A oração de intercessão é necessária para o cumprimento da vontade de Deus. Isso não quer dizer que Deus seja incapaz de realizar sua vontade sozinho, mas Ele resolveu incluir nossa participação na realização dela. Assim sendo, aqueles que assumem um ministério de intercessão, na verdade se tornam parte integrante da realização dos planos e propósitos de Deus" (Oração A Chave do Avivamento - p. 89).

Confia Plenamente no Senhor

Todos os que intercedem ante a face do Senhor confiam plenamente n?Ele. Simeão tinha recebido a revelação de que veria a resposta de suas orações antes de morrer. Então ele passou a ir ao Templo todos os dias, fielmente, durante anos, até que chegou finalmente a ocasião em que Cristo foi apresentado ali. Em 1986, conheci uma senhora de 65 anos de idade que vivia para interceder ante a face do Senhor. Certa ocasião, ela me disse: "Filho, Deus falou-me para que eu orasse pelo meu esposo que era alcoólatra, pois iria salvar ele e fazer dele um profeta. Então passei a orar todos os dias por ele confiando que Deus iria fazer a obra; vinte anos depois que eu ouvira a voz de Deus, o meu esposo aceitou a Cristo como salvador e foi completamente liberto do álcool. Hoje ele é um profeta usado poderosamente por Deus!".
Serve ao Senhor noite e dia com
Jejuns e Orações

Aqueles que possuem o "dom da intercessão" servem a Deus noite e dia em contínua intercessão. Em Lucas 2:37, vemos Ana, uma viúva, que servia ao Senhor, no Templo, com jejuns e orações noite e dia. Em Manaus, há uma irmã, mãe de um pastor amigo meu, que ora por mim e muitos outros pastores que estão no campo missionário. Ela passa noite e dia em contínua intercessão orando pelos homens de Deus e principalmente por aqueles que estão pregando o Evangelho nos países da janela 10/40. Certo dia, ela me confessou: "Pr. Ronaldo, eu não sinto vontade de comer e nem de dormir, mas sim de passar a noite em oração e jejum perante a face de Deus". Esse tipo de desejo faz parte da vida daqueles que têm verdadeiramente o "DOM DA INTERCESSÃO". Assim, dou graças a Deus pela vida da irmã Ducy, pois ela me adotou como seu filho espiritual e ora pelo meu ministério todos os dias! Aleluia! É muito poder!

Na Intercessão não há Limitações Físicas
Ela possuía o dom da intercessão!

Você já ouviu falar de William Carey, o pai das missões modernas? Ele foi usado por Deus para mudar o curso da história mundial. Livros e mais livros têm sido escritos a seu respeito. Contudo, jamais se escreveu um livro a respeito da irmã dele. Por que haveria alguém de escrever um livro sobre ela? Quase totalmente paralítica durante vinte e dois anos, ela era "inútil". Contudo, estava sempre bem perto de Deus e bem perto do irmão. Ela era uma fiel "intercessora". O seu irmão, Carey, lhe escrevera cartas a respeito de suas dificuldades na produção de gramáticas, de dicionários. Descrevera-lhe os problemas quanto à fundição de tipos, e impressão de Bíblias. Em suas cartas, contara-lhe como desejava lançar jornais que promovessem o aprendizado da leitura, como almejava fundar escolas, treinar professores, estabelecer igrejas e educar pastores que cuidassem dos convertidos que Deus lhes dessem. Todos os detalhes de suas preocupações eram enviados à irmã presa num leito, em Londres, e horas após horas, semanas após semanas e meses após meses, ela apresentava tais detalhes ao Senhor, em oração intercessória. Ninguém, provavelmente, a valorizava como uma missionária, mas ela foi uma poderosa "intercessora" usada extraordinariamente por Deus no secreto do seu "quarto de escuta" para, na retaguarda da intercessão, ajudar o seu irmão a fazer missões. Ela possuía o dom da intercessão e o exercia de modo extraordinário!
Amado, agora eu pergunto a você: A quem atribuirá Deus o crédito pelas vitórias alcançadas através deste homem notável? De que maneira dividirá Ele os galardões? Para mim, a resposta se encontra num princípio estabelecido em I Samuel: "...qual é a parte dos que descem à peleja, tal será a parte dos que ficaram com a bagagem; receberão partes iguais" (30:24). Será que este princípio concernente à guerra física de Israel, não se aplica também à nossa guerra espiritual? Evidentemente que sim! A irmã paralítica na cama partilha de partes iguais dos galardões de seu famoso irmão, William Carey. Ele foi um grande missionário conhecido como "o pai das missões modernas"; entretanto, por trás desse homem de Deus, estava uma frágil, porém, gigante intercessora orando por ele na sala do "Trono da graça" para que Deus o abençoasse no seu árduo trabalho missionário. A história dessa mulher de Deus, dotada do dom da intercessão, nos deixou um grande exemplo de que não há limitações físicas para quem deseja exercer o ministério de intercessão. Aleluia!

Shalom Uvrachot!
Paz e benções!

Pr. Ronaldo Carvalho,
Bacharel em Teologia pela Faculdade de Teologia e
Ciência da Religião-Fatem ?Am, e Especializado no Hebraico Bíblico.
[email protected]
[email protected]