II Cor 10:12-16; 11:2-3, 4-5.

INTRODUÇÃO

Nesta lição aprenderemos que ser um líder autêntico, apesar de não ser sinônimo de ser um "líder perfeito", implica em possuir algumas características e qualidades específicas e notórias. Líder e alguém que conhece o caminho, e sabe manter-se a frente, trazendo outros após si. A liderança exercida por Paulo tinha como modelo o estilo de liderança de Jesus, o maior de todos os lideres.

A LIDERANÇA DE CRISTO

Era pautada em:

1 – AMOR: JO 15.13

2- SERVIÇO: Mc 10.45; Lc 22:27:Jo 13.4,5

3- PESSOAS: Lc 4.18,19: 13.10-17.

Uma das funções do líder e defender seus liderados. Paulo queria defender os coríntios dos falsos apóstolos.

I – OS DESAFIOS DO APOSTOLADO PAULINO

1) O DESAFIO DA OPOSIÇÃO(10.9-11)

Na obra de Deus enfrentamos opositores, e os piores são os internos , são os da igreja. São os que querem dividir, tumultuar, desanimar. Desta feita os opositores de Paulo o acusavam de incoerência, covardia. Pois Paulo era ousado nas suas cartas, mas pessoalmente tímido. Paulo os rebate de forma firme (10,11)

Para vencer os opositores precisamos ser firmes.

2) O DESAFIO DO ORGULHO 910.12,13)

Um dos perigos da liderança e o orgulho, o se achar mais e melhor que os outros. Esses falsos apóstolos tinham um alto conceito de si mesmos. (Cl 2.18,23)

O líder precisa ser humilde. O líder cristão não e auto-suficiente, pois recebe e aceita ajuda, leva em consideração criticas, pois não e perfeito (infalível). Seu objetivo deve levar em conta seus liderados (Rm 12.10). Fp 4.13, são palavras de um homem humilde.

Paulo criticou os falsos ensinadores que estavam tentando prova sua superioridade comparando a si mesmos com outros e não com os padrões de Deus. Quando nos comparamos com os outros podemos nos sentir orgulhosos por pensarmos ser melhores. Mas quando tomamos por medida os padrões de Deus torna-se óbvio que não temos nenhuma base para o orgulho. Não se preocupe com as realizações das outras pessoas. Em vez disso pergunte a si mesmo:-Como está a minha vida em relação á vontade de Deus?- Como a minha vida se compara á de Jesus Cristo? "

O pior afago é afago a si mesmo, Portanto, ao invés de louvarmos a nós mesmos, devemos nos esforçar para ser aprovados por Deus. Gloriemo-nos no Senhor, em nossa salvação e em todas as demais coisas somente como provas de seu amor, ou como meios de fomentar a sua glória. Ao invés de louvarmos a nós mesmos, ou de buscar louvor por parte dos homens, desejemos somente a honra que procede de Deus."

3) DESAFIO DO RESPEITO AOS LIMITES E DA AUTOGLORIFICAÇÃO( 10.14-18)

Olíder deve respeitar os limites de seu campo de atuação, ou seja, não invadir outros trabalhos ou receber honra que e de outros. ( 1 Co 3.6-9).

II- AS MARCAS DE UM AUTENTICO LIDER

1)O COMPROMISSO DE PAULO DIANTE DA IGREJA E DE DEUS (11.2-4)

Ef 4.11-14 – A função do líder e edificar a igreja fazê-la desenvolver e crescer. O líder existe para a igreja e não a igreja para o líder. Ha muitos donos de igrejas atualmente. Ninguém pode ver a igreja como um negocio ou propriedade.

2)PAULO SE INTERESSAVA PELO BEM-ESTAR DA IGREJA (11.5-15)

A marca do verdadeiro desejo de servir está presente em Paulo na forma como era livre da ambição de tirar vantagens financeiras do evangelho e de sua função (11.7-10), do sofrimento a que submeteu-se (11.22-33), na disposição em se gastar em prol das vidas (12.15).

3)PAULO COLOCOU O ATO DE SERVIR ACIMA DOS INTERESSES PESSOAIS (11.16-33)

Paulo expõe, agora, todos os seus sofrimentos físicos e emocionais por amor a Cristo e a igreja: fome, sede, nudez, açoites, prisões, naufrágios ameaças e perigos incontáveis. Ele não somente se identificava com aqueles a quem servis, como também por estes interessava-se, afim de que fossem beneficiados com o evangelho. Seu amor pelas igrejas dava-lhe forças para seguir em sua missão(28). Identificava-se com o rebanho em todas as circunstancias.

III- PAULO, UM LIDER SEGUNDO A VONTADE DE DEUS

1)Paulo demonstrou competência no exercício de seu ministério. Fez com excelência.

2)Ele tinha habilidade para tratar das particularidades de cada igreja.Sabedoria espiritual é envolve o conhecimento de Deus e das complexidades do coração do homem (1 Co 3.18-19; Cl 1.9,28, 3.16). A sabedoria vinda de Deus deve ser buscada (Tg 1.5)

3)Amor e humildade requisitos indispensáveis a um líder cristão.

4)Paulo aprendeu com Jesus. O servir e uma das características mais importantes de um obreiro. Servir e o verdadeiro propósito da liderança cristã. Quem não esta pronto para servir não esta apto para o reino de Deus.

CONCLUSÃO

Que exemplo nos deixou o apóstolo Paulo! Sua liderança não foi estabelecida por homem algum, mas por Deus. Portanto, ele sabia que no Reino de Deus só há uma alternativa para aqueles que amam a Cristo e a sua Igreja: servir, servir e servir. Não foi exatamente isso que fez o Senhor durante o seu ministério terreno? Por que agiríamos de forma diferente?