Acontecerá nos dias 27, 28 e 29 de agosto do corrente ano, na Capital do Distrito Federal, o "VI Simpósio Internacional de Capoeira ? Rede de Intercâmbio Internacional de Cultura Popular e Ecologia." Que já teve suas versões IV e V, sediadas aqui em nossa Capital Fortaleza, nos anos de 2008 e 2009, a realização é do INSTITUTO TERREIRO DO BRASIL, que é presidida por Reginaldo da Silveira ? Mestre Skysito.

Uma comitiva formada por 20 (vinte), atletas da Associação Terreiro Capoeira do Ceará que tem a frente os Mestres Auricélio e Gerson do Valle, estão mobilizados para captar recursos a fim de participar deste encontro, que é um dos grandes eventos da Capoeira no País.
Durante o referido Evento, estará sendo realizado o I Congresso de Organização e Planejamento na Capoeira, onde serão realizadas atividades em grupos de trabalho, para o debate e a proposição de projetos, normas, sistemas previdenciários, uso de meios de comunicação (internet), aulas, apresentações, workshops e formatura de capoeira, onde os integrantes serão participantes ativos de todas as atividades e terão também oportunidade de assistir às aulas de capoeira, rodas e convivência com a comunidade internacional e nacional da capoeira.

O simpósio tem ainda por objetivo reciclar seus atletas e promover um intercambio entre os países: Angola, Alemanha, Brasil, México e Portugal, além de representantes dos Estados do Ceará, Goiás, Amazonas, Piauí, Tocantins e Distrito Federal.
Aos atletas cearenses ainda falta recursos para os mesmos participarem deste encontro, eles até tem tido verbas de parlamentares, que são destinadas para manter viva esta arte cultura nacional, porem os recursos em sua maioria são aplicados aqui mesmo, tanto na Capital como em todo o estado do Ceará.

O Deputado Federal Flávio Bezerra- PRB/CE, que é o vice presidente da recém criada, "Frente Parlamentar em Defesa da Capoeira", na Câmara Federal, enviou para a Associação Terreiro do Ceará, uma verba na ordem de R$ 200, 000 (duzentos mil reais), só que a referida verba será aplicada no Programa de Esporte e Lazer da Cidade, um programa do Ministério dos Esportes, e que será implantada em novembro, conjuntamente com a Secretaria de Esporte e Lazer ? Secel, logo após as eleições.

Já o médico e vereador de Fortaleza Iraguassú Teixeira ? PDT/CE, desde 2007 aporta recursos de suas emendas orçamentárias para 10 (dez) grupos de Capoeira em nossa capital, que acumulado soma: R$ 254.000 (duzentos e cinqüenta e quatro mil reais), como o mesmo é de oposição, estas verbas ainda não foram contempladas aos grupos, e até já foram dadas como perdidas.

Vale ressaltar que estas proposituras, vieram de forma a concretizar políticas públicas e incentivar a prática e o desenvolvimento da Capoeira como atividade Cultural de nossa Cidade, dentre outros movimentos culturais de Fortaleza que buscam seu reconhecimento através da diversidade Cultural.

"As leis orçamentárias são feitas para serem observadas pelos destinatários específicos, sendo que a inobservância das mesmas pode expor a autoridade omissa à responsabilidade civil administrativa (art. 216, da Lei nº. 8.069/90) e também à responsabilidade criminal, na forma do Decreto Lei nº. 201/67. A existência de recursos orçamentários específicos tem, pois, força vinculante para o administrador público." Complementa Mestre Gerson do Valle, que é assessor parlamentar do vereador e médico Iraguassú Teixeira.

"Gostaríamos muito de representar o nosso estado neste VI Simpósio, porém, ainda faltam-nos condições financeiras; para tal, buscamos parcerias com empresas ou com quem esteja disposto a custear os nossos atletas para essa troca de conhecimento. Para maiores informações de como fazer esta parceria, ligue: (085) 8620.9726 Mestre Auricélio e (085) 9954.8989 / 87542803 Mestre Gerson do Valle, nós que fazemos a Terreiro Capoeira do Ceará ficaremos gratos em ter multiplicadores na divulgação da nossa arte CAPOEIRA." Finalizou Mestre Auricélio.