O capital intelectual constitui o material intelectual, conhecimento, informação, propriedade intelectual, experiência que pode ser utilizada para gerar riquezas. Algo que pode, e muito, aumentar o valor de mercado das organizações, também como sua imagem para os clientes.
Há algum tempo o recurso mais importante das organizações deixou de ser o capital financeiro para ser o capital intelectual, baseado no conhecimento. O capital intelectual é quem gera e otimiza o capital financeiro da organização e não o contrário.
Numa economia do conhecimento, os recursos humanos e não o capital físico e financeiro, constitui as vantagens competitivas das organizações, e a gerência ou gestão de tal patrimônio deve maximizar a preparação de trabalhadores autamente especializados. É com um capital intelectual bem preparado e autamente qualificado que conseguimos obter vantagens no mercado, traçando boas estratégias e implantando novos negócios.
Como já é de conhecimento da maioria, as empresas são feitas de pessoas, e estas pessoas, como o patrimônio tangível devem receber autos investimentos, com a finalidade de capacitação profissional e posterior aumento de valorização. Com isto se tornam um bem muito valioso e de grande potencial para a organização.