Capital Intelectual : Uma necessidade para as organizações. 

FNC Faculdade Nossa Cidade

Administração de Empresas

Eidenor De La Fuente Rocha

Prof.: Lawton Benatti

Capital Intelectual 

Nota-se que o  capital intelectual sempre existiu, mas pouco discutido principalmente no meio acadêmico e na área administrativa, considerando que com inicio do século XXI, após a revolução gerencial, entramos em uma nova era, a era da tecnologia da informação.

Até então não se dava o valor exato para este tipo de assunto considerado por muitos como minoritário nas organizações, prevalecendo que o bem maior para as empresas era os tangíveis, este sendo um bem intangível ficava descartado. Porém como estamos na era da informação ficou um tanto difícil de não se falar deste bem tão precioso, pois o que mais as empresas necessitam hoje são pessoas e ideias inovadoras para sobreviverem no mercado,que esta cada vez mais competitivo.

A partir deste pressuposto acredita-se que as organizações tende-se a preparar mais as pessoas e coloca-las em evidencia nesta cadeia, ou seja dar o devido valor para quem exatamente fará acontecer as transformações neste processo.

Os fatores clássicos de produção nos dias de hoje, conforme Edvinsson & Malone (1998), não são mais os principais responsáveis pela criação do valor de mercado. O capital em forma de imobilizado e o trabalho na velha concepção de mão-de-obra cedeu o lugar a fatores que, na falta de melhor expressão, designamos por intangíveis. Os ativos intelectuais tornaram-se os elementos mais importante no mundo dos negócios. 

Conforme constatado atualmente as organizações estão cada vez mais sendo desafiadas a serem competitivas no mercado, tendo em vista que no mundo atual dos negócios não existem amadores, existem sim pessoas capacitadas e altamente produtivas sempre almejando lucratividade.

Assim as pessoas passaram a ser o bem mais precioso de uma organização, tendo em vista que o capital intelectual hoje é mais valioso que o capital econômico.

O capital intelectual passou a ser o divisor de aguas no século XXI, onde as organizações pensavam em bens tangíveis como principal recurso em suas administrações, hoje isso já não é o mais o suficiente, as pessoas sendo treinadas, qualificadas e educadas proporcionam um capital incalculável nas organizações. 

O conhecimento de novas tecnologias num mundo globalizado é necessário mas, se não tivermos recursos eficiente e eficazes, toda a administração pode ir por agua abaixo, onde o capital intelectual esta crescendo e diminuindo o fracasso de muitas organizações. Provocando ainda mais competitividade num mundo selvagem dos negócios, ou seja,  o recurso humano está reinando.

Referencia Bibliográfica:

EDVINSSON, Leif, e Malone, Michel S.Capital intelectual. Traduçao de Roberto Galma; revisão de Petros Katalifós. São Paulo: Makron Books, 1998.