Conforme Valtermário de Souza Rodrigues

A origem do Capital Intelectual surgiu com a Sociedade do Conhecimento, caracterizadas por uma série de mudanças e transformações.

O capital intelectual engloba conhecimentos adquiridos e acumulados de uma organização, ou seja, os conhecimentos acumulados de uma empresa inerentes a pessoas, projetos, patentes, sistemas, metodologias e a interatividade do ativo humano para com a missão da empresa.

Na atualidade é fácil identificar a substituição dos homens por maquinas, e de profissional por sistemas integrados cada vez mais tecnológicos e funcionais, essa substituição trouxe para as organizações minimização de custos e benefícios tangíveis e intangíveis para todos os processos. Poderíamos discorrer sobre inúmeros benefícios que essa prática trouxe para a globalização e desenvolvimento das organizações. Porém, ao longo do tempo identificamos o quanto os profissionais estão dependentes de sistemas e atrelados totalmente aos seus comandos e parametrizações, um exemplo claro é um Analista de Folha de Pagamento que não sabe fazer os cálculos manualmente, trazendo desconfortos quando necessário os cálculos manuais para eventualmente uma conferencial.  O Capital intelectual trata-se da riqueza  pensante das empresas capazes de unir conhecimentos técnicos aos sistemas e maquinas, utilizados em todos os subsistemas, mentes que estabelecem objetivos, metas e missões para as organizações, fazendo com que estas percorram caminhos para atingirem tais metas.

Mover uma organização em pró de um ou mais objetivo é possível apenas, com a união e manutenção do capital intelectual, mentes que conheçam, todo um sistema, capazes de conduzir e não ser conduzidos por maquinas e sistemas.

Uma organização deve sempre viver em pró de objetivos, assim como uma carreira, pois desta forma a motivação será perpétua

Referências:

 Capital Intelectual e sua importância para as organizações

 http://www.administradores.com.br/artigos/economia-e-financas/capital-intelectual-e-sua-importancia-para-as-organizacoes/27681/