PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO - 4 PERÍODO DE ADMINISTRAÇÃO -
PROF. RICARDO GUERRA

MÓDULO II
AULAS 7 E 8

O diagnóstico estratégico

O diagnóstico estratégico é o primeiro passo do processo de planejamento e é através dele que a organização irá se INTERLIGAR as informações que irão nortear o seu direcionamento estratégico. O diagnóstico estratégico pode ser comparado a um radar digital ligado 24 horas por dia, sempre pronto a captar e manter atualizado o conhecimento da empresa em relação ao ambiente e a si própria, visando identificar e monitorar permanentemente as variáveis competitivas que afetam a sua performance. É com base no diagnóstico estratégico que a empresa irá se antecipar às mudanças e preparar-se para agir em seus ambientes internos e externos.
Saber utilizar os instrumentos do planejamento de forma coerente pode ser uma excelente arma competitiva. 


AMBIENTE INTERNO

A VISÃO BASEADA EM RECURSOS (RBV)
 
A visão baseada nos recursos da empresa tem grande impacto no pensamento estratégico e o conhecimento organizacional como um
dos mais significativos recursos estratégicos sob as condições competitivas atuais.
Competição baseada em competências.
Oliveira Jr. Sommer e Colombini (2001), afirmam que as empresas possuem conhecimento disseminado e compartilhado por todos, chamado de conhecimento implícito que são alguns conhecimentos que foram externados e incutidos nos produtos e serviços da empresa e hoje fazem parte do dia-a-dia. ( trabalhar a espiral do conhecimento ).
Na visão baseada em recursos as organizações são vistas como um conjunto de recursos e capacidades que não podem ser livremente compradas e vendidas no mercado (Wernerfelt, 1984). À medida que esses recursos e capacidades específicos da organização geram benefícios econômicos e não podem ser perfeitamente duplicados pelos competidores eles podem ser fontes de vantagem competitiva sustentável.
Nesse sentido, o conhecimento organizacional pode ser o fundamento de uma vantagem competitiva sustentável para a organização, vantagem essa compreendida como a obtenção de "desempenho superior" de uma organização sobre suas demais concorrentes.

BIBLIOGRAFIA CONSULTADA

OLIVEIRA Jr., Moacir M.; SOMMER, Phillip S. e COLOMBINI, Fabiano. Transferência de conhecimentos e best practices em redes corporativas globais. Caderno de Idéias, vol. 1, CI0107, Fundação Dom Cabral, Nova Lima, 2001.