Faculdade Nossa Cidade

Curso de Administração de Empresas

Reginaldo Nunes da Silva

 Professor Orientador: Lawton Benatti

Capital Intelectual e a sua importância

Carapicuíba 2013

 Resumo

 Com esse mundo extremamente cheios de tecnologias e mudanças a cada minuto  globalizado mais e mais que se transforma o tempo todo, o conhecimento tem sido um fator competitivo nas corporações determinando seu sucesso ou fracasso, a valorização do ser humano para que ele absorva rapidamente os dados e transforme em informações gerado o conhecimento vem sendo fundamental para as empresas.

 Palavras-chave: conhecimento, informação e valorizar

 Abstract

 In this world full of extremely technologies and changes every minute more and more globalized that turns all the time, knowledge has been a competitive factor in determining corporate success or failure, valuing human so he quickly absorb data and transform information into knowledge generated has been essential for companies.

 Keywords: knowledge, information and value

 Navegando na importância do conhecimento intelectual

 Antigamente as organizações tinham um olhar voltado as maquinas e operações hoje em dia a necessidade da valorização do ser humano ou seja o capital intelectual da empresa e tal importância e dada por causa da sua capacidade motivacional, criatividade, conhecimento e a forma de retorno de resultados, sim podemos notar que nas empresas o capital intelectual e responsável pelo sucesso ou fracasso de desempenho.

Importância ao capital intelectual do que aos bens tangíveis torna-se importante tendência pois são elas que detém os conhecimentos mais valiosos sobre como atingir melhores resultados, como diagnosticar problemas e otimizar processos internos, enquanto as maquinas são usados nas operações são meros coadjuvantes para o desenvolvimento da empresa.

O conhecimento desses colaboradores há varias  maneiras de aproveitar e praticar a gestão do conhecimento, que nada mais é do que estimular e facilitar a troca, e o uso e a criação de conhecimento em toda a empresa.

O conhecimento vem sendo uma ferramenta fundamental em busca de metas a curto e longo prazo, absolvição rápida das informações e coloca-las em pratica  e um fator que pode colocar a empresa um passo a frete dos concorrentes.

Hoje as empresas buscam formas de valorizar seu principal recurso de link com consumidor que e o funcionário, o desfio das empresas e fazer com que os funcionários transformem o conhecimento tácito em explicito ou seja fazer com que o funcionário compartilhe o que tem dentro dele de melhor profissionalmente com os outros funcionários ou  coloquem no papel e transformem em procedimentos.

            Tocando no assunto sobre conhecimentos, existem  dois tipos básicos de conhecimento que podem ser aplicados pela pessoa: o explícito e o tácito. Explícito é o mais fácil de ser colocado em palavras, registrado,  documentado  ou a formação de procedimentos É facilmente adquirido por meio da leitura de manuais, livros e artigos. Um exemplo de conhecimento explicito e quando compramos um carro junto com ele vem um manual de todos os procedimentos e cuidados que devemos cuidar.

            Já o conhecimento tácito e a pratica e mais difícil de ser colocado em palavras, pode ser a vivencia, e o que esta dentro de cada um, a mão na massa ou o jeito de fazer as coisas.

Stewart (1998), afirma que o Capital Intelectual constitui a matéria intelectual - conhecimento, informação, propriedade intelectual, experiência que pode ser utilizada para gerar riqueza. 

            A grande metas das empresa e fazer com que as pessoas compartilhem esse conhecimento tácito de tal forma que possam criar ideias e procedimentos, essas ideias e procedimentos tem que ser registradas de forma que se outra pessoa for ler ele entenda e também consiga fazer determinada coisa, pois o conhecimento bem utilizado  dentro da empresa agrega valor, faz com que a empresa ande, uma vez que esse conhecimento e compartilhado entre todos de tal forma que  a saída de algum capital intelectual da empresa não afete a corporação, pois essa pessoa deixou seu legado de conhecimento registrado.

            Mas antes das empresas  terem em mente aplicação  da gestão do conhecimento devem pensar qual os resultados que devem atingir, consecutivamente ter na cabeça três palavras Pessoas, processos e resultados;

            Pessoas aquelas que fazem parte da empresa como capital intelectual bem administrado de que compartilha as informações, cumprem todos os processos de gerenciamento de determinada função e os registram de tal forma que podem ser entendidas pelos outros assim gerando resultados positivos, ou seja, o lucro.

Gerenciamento de intelectos com Know-how que sabem fazer as função, sabem o caminho a trilhar e incentivar que esses intelectos compartilhem as informação tácitas. Por fim observar know-who quem esta a minha volta no mercado e como agem seus intelectos internos ou seja seus funcionários.            

Referência

STEWART, Thomas A - Capital Intelectual, Rio de Janeiro, Editora Campus, 1998.