DESFILE CÍVICO 2013

Tema: “CAPELA – SUA CULTURA, SUA HISTÓRIA, SUA GENTE!”

                               No mês dedicado à nossa pátria amada – Brasil, o Colégio Estadual Irmã Maria Clemência traz como tema: “Capela – sua cultura, sua história, sua gente” homenageando o pedacinho do Brasil do qual fazemos parte e nos orgulhamos de sermos filhos. Originada de uma capelinha, nossa cidade, outrora conhecida por todos como Rainha dos Tabuleiros, teve sua história construída a partir da religiosidade de um povo laborioso que teve “no ontem” e que voltou a ter “no hoje” sua principal fonte de renda proveniente das usinas açucareiras.

                         Berço de grandes nomes, figuras ilustres nas mais diversas áreas, a exemplo de: Adroaldo Campos, advogado de renome; Francisco Vieira de Andrade, juiz de direito durante 25 anos e dono da primeira usina de açúcar do município – o Proveito; o grande jornalista Zózimo Lima, conhecido nacionalmente; a tão querida Irmã Joana Bosco, que além de gerenciar a catequese e a cruzadinha, pedia aos mais abastados para repassar para os que pouco ou nada tinham; capelense de coração, o saudoso Rosalvo Rodrigues, artista múltiplo – pintor, escultor, poeta...; estes e tantos outros nomes remontam a história de nossa pequenina cidade, parte integrante de nosso grandioso Brasil.

                         As festas populares são um espetáculo à parte, tendo a Festa do Mastro como ponto alto, que se inicia na virada do dia 31 de maio para o dia 01 de junho, com a Sarandaia; na sequência acontece o Baile da Rainha, a missa do Fogueteiro, a Baiana, a busca e a queima do Mastro. Todos estes folguedos acontecem no mês de junho, regados ao som das bandas de pífano, dos tiros de bacamarte e muita gente bonita. Alegria e tradição juntas, fazendo de nosso São Pedro o melhor do Brasil.

                        Povo altaneiro e acolhedor, que faz da fé um porto seguro na labuta diária, buscando força e perseverança em Nossa Senhora a Virgem da Purificação, padroeira de nossa cidade.

                         Já dizia Moacyr Carvalho na primeira estrofe do hino de nosso município: “Da cruz simbólica de Cristo, da mesma forma que o Brasil nasceu, a Capela também floriu, cresceu...” a nossa cidade nasceu de uma cruz, floriu a partir de seus filhos, cresceu, ou melhor, continua a crescer nos sonhos e planos de seus jovens, na beleza e sensibilidade de seus artistas, sejam eles artesãos, músicos, escritores, poetas, desenhistas... Não é possível pensar em civismo, patriotismo, em enaltecer e homenagear o nosso amado Brasil, sem fazer referência a esta que é a terra adorada, o lugar no mundo onde seus filhos querem estar – CAPELA. Essa foi a forma que os que fazem o Colégio Estadual Irmã Maria Clemência encontraram para te dizer: NÓS TE AMAMOS, pequenina estrela a brilhar neste grandioso universo chamado Brasil.

  

Luziete Santos Souza Leite

Professora atuando como Técnica Pedagógica

 

 

Capela/SE, 15/09/2013.