PRÓLOGO 

O pensamento cristão-católico vem movendo a cultura capanemense em toda sua história, pois, os primeiros moradores são oriundos do Nordeste brasileiro- marcado por tal religiosidade, o missionário capuchinho frei Hermes Recanati selou profundamente a história de Capanema e, as manifestações de fé católica compassam intensamente o ritmo cultural deste município.

Conhecemos que os primeiros habitantes de Capanema emigraram do Nordeste brasileiro, fugindo do flagelo das secas que impossibilitaram a agricultura e a pecuária e, por conseguinte a vida do sertanejo nordestino; inclusive o fundador de Capanema, Antônio Gerônimo de Barros- que viera com sua família de Baturité - Ceará; estes imigrantes nordestinos trouxeram sua bagagem cultural e, nela sua fé católica, desdobrando-se em devoções populares.

Também sabemos que os frades capuchinhos ao assumirem a Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Capanema, se destacaram como promotores de catequese e pastoral naquela paróquia, bem como ampla atividade edilícia; recordamos o relevante serviço das Irmãs do Preciosissimo Sangue, que fazem excelente trabalho no campo da educação, bem como no auxílio à pastoral paroquial. Dentre os capuchinhos, destaca-se a memória do missionário ítalo-bergamasco, Frei Hermes Recanati, que esteve à frente da paróquia, com reconhecida firmeza apostólica dos anos 1964 a 1965 e 1867 a 1988, falecendo em 1993, em Capanema. Por seus reconhecidos serviços pastorais que selaram profundamente o povo capanemense, em 2001 fora eleito pelos capanemenses, em campanha promovida pela mídia local em parceria com o escritor Carlos Amóras, o “Capanemense do Século XX”.

Somos conscientes que o ritmo cultural de Capanema é compassado por manifestações da Igreja Católica, que são pontos altos nos ciclos anuais do município, manifestando o que é peculiar aos capanemenses; tais manifestações são: a procissão de Corpus Christi, sobre via ornamentada esteticamente em 1,3 quilômetros de tapete artesanal e efêmero com temática sacra; a romaria de São Francisco - em 04 de outubro, feriado municipal- com onze quilômetros de estrada da sede do município até a comunidade Nova Assis; e a festividade de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, titular da paróquia, em novembro e dezembro.

Por tudo isso, o catolicismo move a cultura capanemense deixando valorosos legados em sua história. Herança dos fundadores nordestinos, solidificada pelo serviço pastoral de Frei Hermes Recanati, demais frades Capuchinhos e das Irmãs Preciosinas que, se desdobra nos eventos religiosos que marcam a vitalidade da cultura capanemense. Assim, inferimos que o pensamento cristão-católico é essencial para compreender a história e a cultura, capanemenses.