Um grande amigo costuma brincar que tem sentimentos contraditórios com sua opção profissional, diz que tem uma relação de amor e ódio  com o  que faz .

Fundamentalmente a medida de seu sucesso como empreendedor está ligada ao lucro,  disponibilidade de dinheiro em caixa e capacitação para vencer a concorrência .

Quando consegue ver oportunidades e as potencializa ama 80% e odeia s outros  20%, contudo há dias  que não obtém sucesso então odeia mais que ama .

De  vez em quando se pergunta :  

O que é o sucesso ?

Como se constrói um grande  sucesso ?

O que  uma pessoa precisa para ter sucesso ?

Pessoas que conseguiram feitos extraordinários descobriram a fórmula do sucesso?

Como podemos perceber a oportunidade de um sucesso ?

O sucesso nunca é duradouro, como ter certeza que daqui para frente os resultados poderão ser  positivos ?

Nessas horas de reflexão, em voz alta, um de nossos amigos sempre diz a ele em tom de brincadeira :

“Na vida as melhores coisas são as surpresas, afinal segurança é saber o que vai acontecer amanhã, porém  saber o que vai acontecer depois de amanhã é um enorme tédio “.Outro para ajudar emenda : “ É como nascer aposentado  !!!!!!!  “.

Para refletir sobre a questão abra um jornal, um livro, procure  uma história de sucesso e verá que muitas vezes a situação era extremamente adversa, mas alguém conseguiu fazer daquela adversidade uma grande aliada.

Quando todos conseguem superar as dificuldades  a concorrência é maior, contudo quando só uma pessoa consegue superar as adversidades suas chances de obter retornos significativos  são enormes .

Muitas vezes os problemas não são superados   porque são difíceis ou  são barreiras intransponíveis, mas porque ninguém  tentou, porque a questão não  motiva, não há crença na possibilidade de sucesso ou , simplesmente , porque não  interessam.

Quem já teve oportunidade de ver um  garimpeiro trabalhando vai perceber facilmente o confronto da dificuldade com a fé no resultado .Quilos de pedras removidos e trabalhados para encontrar algumas gramas de ouro.

Um vendedor que trabalhou comigo alguns anos sempre dizia : “   Dedique-se , dificilmente saberemos quando uma iniciativa nossa  nos levará a  resultados surpreendentes , pois na vida , na sua empresa , fazendo tudo certo  suas chances de sucesso são de 50%”.

Qualquer tarefa que vale  a pena ser feita , merece ser bem feita ,  acredite  nisso .Quando decidir fazer alguma coisa faça bem feito , pois pior que não fazer é fazer mal feito .

Existem situações no  dia-a-dia  que incomodam a todos ,  mas ninguém se propõe a resolver   afinal como diz a máxima  popular : “Por que  eu tenho que resolver isso   ?”

Conta a lenda  que um rei, muito preocupado com seu reino,  queria saber se as pessoas também se importavam com o bem estar de seus súditos e com o  lugar onde viviam e trabalhavam.

Para fazer uma avaliação  colocou uma pedra enorme no meio da  principal estrada que dava acesso ao castelo, onde todos tinham que passar para as audiências em busca de ajuda .As pessoas passavam , desviando ,   contornavam a pedra  e seguiam caminho.

Um senhor  vinha em sua carroça  com legumes para vender no mercado , ao ver a pedra encostou  na margem da estrada e desceu para tentar remove-la.Sempre que passava uma pessoa pedia que o ajudasse, mas todos diziam :

“Meu senhor essa pedra esta ai há dias, não perca seu tempo”  e seguiam em frente.

Com muito esforço, já bastante cansado, conseguiu move-la e empurra-la para um canto da estrada.Quando seguia para sua carroça notou uma bolsa no chão, num buraco que havia  embaixo da pedra,  ao abri-la encontrou com um bilhete que dizia:

“ Esta bolsa contém moedas de ouro e é um presente do Rei para aquele que se importa com o bem estar de seu   reino e de  seus semelhantes”.

Que tal remover algumas pedras do caminho hoje?

 

 

Ivan Postigo

Economista,  Bacharel em contabilidade, pós-graduado em controladoria pela USP

Autor do livro: Por que não? Técnicas para  estruturação de carreira na área de vendas

Postigo Consultoria de Gestão Empresarial

Fones (11) 4526 1197  /  ( 11 )  9645 4652