Com a proposta de transformar a rede social YouTube em uma plataforma de campanhas solidárias, o Programa Zmaro Sobrinho (http://www.zmaro.com.br/) montou um interessante projeto beneficente, que irá colaborar com os trabalhos caridosos da Obra do Berço. A ideia foi convidar pessoas e celebridades para cantar a famosa cantiga popular “Boi da Cara Preta”, cada qual com a sua peculiaridade e estilo. Ao todo foram 67 participantes, sendo uma ampla maioria residente na cidade de São Carlos, interior do estado de São Paulo, incluindo também, outros estados da federação e amigos que moram no exterior.

Mesmo com a dificuldade logística, o processo de captação dos vídeos contou com a plena boa vontade dos participantes que utilizaram os seus celulares ou webcans. A maneira de cantar e o acompanhamento instrumental foram de livre criação, não havendo qualquer inclusão de estúdio ou truque cenográfico. As apresentações foram realizadas em quintais, quartos e cômodos afins, de maneira simples, objetiva e sem o glamour de grandes produções. A edição final foi montada em ordem aleatória preocupado, apenas, com a emoção do momento salientando as diferentes versões.

FORÇA SOCIAL: Estudando a força mercadológica do YouTube pertencente ao grupo Google, Felipe Neto criou a primeira rede brasileira de canais desta rede denominada ParaMaker, ao qual o são-carlense Zmaro faz parte. Em parceria com a premiadíssima agência de publicidade DM9Rio, o desafio foi produzir vídeos para colaborar com os trabalhos solidários da Organização Não Governamental (ONG) Obra do Berço. O YouTube possui um sistema de exposição randômica, que insere publicidade antes e durante apresentação dos filmes. Quanto mais visualizações o vídeo contabiliza, mais chances de monetização ele soma.

Situada em São Paulo, a Obra do Berço (www.aobradobercorj.org.br) foi fundada em 1928 e atende mais de 80 crianças carentes oferecendo abrigo sadio, atividades educativas, alimentação e vestuário. Esta estrutura completa permite que os abrigados tenham sua infância preservada e continuem sonhando cada vez mais com um futuro promissor. “Este projeto não é um presente, apenas, para todas as crianças do universo, mas, pretende resgatar aquela criança feliz, alegre e inocente que todos nós fomos um dia e temos uma imensa saudade daqueles tempos que não voltam mais”, define José Mário Botta.