CANDIDÍASE

A região genital é uma das mais delicadas para a saúde da mulher e nela existem diversos microorganismos que podem tanto tratar a saúde e não deixar que se desenvolvam doenças, como também há microorganismos que atuam exatamente para o desenvolvimento de problemas na região. Esses problemas podem ser de fácil diagnóstico, entretanto, muitas vezes, quando a paciente não respeita a forma de tratamento, eles podem evoluir para outros problemas mais graves e que exigem um processo de tratamento bem mais complexo. Portanto, a partir do mento em que o médico realiza o diagnóstico da candidíase, a paciente deve seguir de forma exata todos os passos indicados para o combate à doença e total eliminação dos fungos que podem ser a sua causa. O aparecimento desses fungos e seu desenvolvimento de devem de forma geral, a baixa resistência no organismo feminino, que pode ter a sua causa em diversos fatores diferentes.

 

QUAIS OS SINTOMAS DA DOENÇA

A candidíase pode atingir especialmente as mulheres jovens, de forma geral, entre os 18 e os 35 anos. Neste período, a presença dos fungos que causam a doença pode ser mais efetiva e abaixa resistência imunológica é uma das causas que levam ao desenvolvimento dos fungos causadores da doença. Algumas das reações que são mais recorrentes quando a doença está em fase de sintomas são:

 

- Coceira na região genital e especialmente no canal da vagina

- Corrimento de cor branca

- Ardor moderado ou intenso

- Desconforto na hora de urinar

- Dores durante a relação sexual

 

Esses são os principais sintomas sobre o aparecimento dos fungos que causam a candidíase e se desenvolvem causando uma espécie de inflamação da região genital. Esta inflamação também pode dar o aspecto de assaduras na região, entretanto, somente o médico especialista pode identificar cada um desses sintomas e também a reação da pele como parte da doença.

 

O QUE PODE CAUSAR A CANDIDÍASE

O aparecimento da doença pode acontecer por conta da baixa imunidade à qual o organismo pode estar exposto em determinado período. Essa baixa na resistência imunológica pode acontecer por diversos motivos e entre eles está a utilização de medicamentos que podem ocasionar a diminuição ou o desaparecimento de determinados microorganismos que são essenciais para a proteção da região vaginal. Esses medicamentos podem ser identificados como alguns antibióticos, quando a paciente já apresenta outros fatores de sua rotina que, se combinados com a medicação podem ocasionar a diminuição dos microorganismos necessários. Outros fatores que pode contribuir de forma efetiva é a utilização de roupas muito apertadas, ou roupas íntimas de material sintético e ainda, desodorantes íntimos que podem provocar reações. Também são causas, algumas alterações hormonais, bem como, altos índices de açúcares no sangue. Desta forma, mulheres que apresentam um quadro de diabetes já diagnosticada são potenciais pacientes para o aparecimento da candidíase.

 

DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO

Quando a mulher está entre as potenciais pacientes e percebe a presença dos sintomas mais recorrentes para a ocorrência da candidíase, é necessário que se procure um médico especialista para a realização dos exames adequados e a administração do tratamento. Este diagnóstico é feito por meio da realização de exames clínicos, conforme a indicação do profissional e, de forma, geral, estes exames são solicitados para que sejam feitos em laboratórios clínicos especializados. Uma vez confirmado o diagnóstico, o médico tem a condição adequada para indicar o melhor tratamento, conforme a necessidade e o perfil de cada paciente. Neste período,  médico geralmente receita o uso de determinados medicamentos específicos e também de cremes ou pomadas vaginais. Também podem ser parte do tratamento, a mudança nos hábitos alimentares, de acordo com o grau de deficiência imunológica de cada paciente, e a substituição das roupas íntimas por outras que sejam feitas de material de algodão e peças de roupa menos apertadas na região genital. É importante lembrar, que, sobretudo, somente um médico profissional pode realizar todo o diagnóstico e também indicar a melhor forma de tratamento para cada paciente.